Como fazer save the date? Explicamos aqui!

Se você está de casamento marcado, certamente já se perguntou como fazer save the date, não é mesmo? Essa espécie de aviso antecipado a respeito da data da cerimônia figura como uma forma de alertar os convidados sobre a preparação para o grande dia dos noivos.

O segredo do sucesso envolve a busca de ideias originais, para que todos se sintam motivados a comparecer. Vale lembrar que o objetivo consiste em evitar a marcação de outros planos simultâneos à celebração, portanto é necessário mandar uma mensagem contundente.

Quer saber mais? Ao longo do texto mostramos como funciona o save the date, com dicas para personalizar o seu. Acompanhe!

Escolha o formato 

O diferencial do save the date é a possibilidade de utilizá-lo em diversos formatos. Quanto mais inusitada ou divertida for a escolha, mais fácil tende a ser a fixação da data do casamento na memória de amigos e familiares.

Esse tipo de recado simpático funciona como uma espécie de prévia, avisando que um grande acontecimento está por vir. O primeiro passo é definir o formato do comunicado: digital ou impresso. A ideia principal, não importando a decisão, consiste em fazer o save the date de acordo com a mesma identidade visual do convite e da festa.

Caso a cerimônia tenha a praia como palco, por exemplo, o pré-convite pode ser uma garrafinha com areia e um pergaminho dentro. Já na proposta virtual, uma das melhores tendências é gravar um vídeo com os noivos informando dia e local do casamento, salientando a relevância da presença de todos.

Use fotos do casal

Como se trata de uma celebração de amor, o mais apropriado é usar momentos do relacionamento dos noivos para emocionar os convidados. Por isso, procure as melhores fotos para ilustrar o formato escolhido. Pode ser algo como um cartão com imagens 3×4 dos dois na infância em montagens que celebrem a ocasião sem cair na mesmice.

Outra sugestão que costuma fazer bastante sucesso é a inclusão do animal de estimação nos registros do pré-convite. Ao mostrá-lo fazendo pose junto aos donos com uma plaquinha no pescoço, automaticamente a mensagem principal ganha impacto na medida certa.

Priorize a personalização

Se tem uma coisa que combina com materiais de casamento é a personalização. Use esse formato em todas as etapas dos preparativos para criar uma atmosfera única na celebração.

Além disso, tal temática deve ser incorporada aos elementos da festa, como decoração, guardanapos, bolo, mural de mensagens, pista de dança e lembrancinhas. Ao acompanhar essa comunicação cuidadosa, os convidados se sentem mais engajados e emocionados com o momento de realização do casal.

Então, se a escolha contemplar algo que possa ser usado no dia a dia das pessoas, como um imã de geladeira com espaço para recados, deixe o conceito da celebração impresso de maneira elegante.

Procure uma linguagem divertida

Por mais que seja uma cerimônia em estilo clássico, o save the date pode ter uma segmentação mais moderna. Aproveite a oportunidade para inovar e não tenha receio do diferente. Afinal de contas, as pessoas que recebem o pré-convite conhecem os noivos de perto, dentro das características marcantes de suas personalidades. 

Uma ideia bacana é interagir com as paixões em comum do casal. Se são esportistas, dá para incluir a data na foto de uma corrida ou qualquer outro tipo de atividade. Integrando um contexto que se encaixe nas preferências de ambos, está valendo!

Pronto: agora você já sabe como fazer save the date! O mais importante é produzir algo criativo e que tenha a ver com a história do casal, sempre considerando a personalidade de cada um. Assim, o resultado será muito mais emocionante na visão dos convidados e dos noivos!

Gostou das informações do artigo? Aproveite que está por aqui e confira sete dicas para as noivas minimalistas arrasarem no visual mesmo com poucos elementos!