Flor de lapela: conheça as 4 mais usadas e seus significados

Símbolo de romantismo e elegância, desde que a rainha Vitória, no século XIX, presenteou o príncipe Albert com um ramalhete de flores — que ele colocou em sua lapela —, a flor de lapela no terno do noivo permanece como tradição ao longo dos anos.

O mimo, que também pode aparecer nos ternos dos padrinhos, do pai da noiva e dos pajens, tem toda uma dinâmica para ser usado corretamente e flores que realçam ainda mais simbolismos e significados.

De olho nisso, vamos mostrar 4 flores de lapelas, quais seus significados e como usá-las corretamente.

Preparada para deixar seu noivo ainda mais lindo para o grande dia? Então continue lendo e inspire-se!

Saiba como escolher a flor de lapela

Lapela é o nome da dobradura do terno, que fica perto da gravata, e que ganhou destaque nos casamentos com a tradição iniciada pela rainha Vitória, que deu um pequeno ramalhete de flores ao noivo, o príncipe Albert. Sem saber o que fazer com elas, ele fez um pequeno furo na lapela de seu paletó e homenageou sua amada carregando o presente no dia do casamento deles.

De olho na tradição, de que a noiva é quem escolhe essas flores, vamos mostrar agora quatro tipos de flores e seus significados para a ocasião.

1. Cravo branco

A queridinha dos noivos na hora de fazer arranjo para lapela. Há quem use a versão da flor vermelha, mas a mais clássica é a branca. Tem significado de amor leal, amor vivo.

2. Lavanda

A pequena flor de cor cinza ou roxa pode ser usada sozinha ou combinada com outras miniflores rendendo um lindo arranjo. Tem um cheirinho bastante característico, que significa paz, tranquilidade e segurança.

3. Orquídea

Já se a ideia é transmitir luxo e sofisticação, você pode recorrer a uma miniorquídea, que pode ser usada sozinha ou com folhagens mínimas, só para compor. Lembre-se: nada de ramalhetes enormes ou chamativos.

4. Jasmim

Flor muito usada para a composição de buquês, virou também a queridinha na hora de enfeitar as lapelas dos noivos. A beleza da flor e seu perfume rementem a uma ideia de delicadeza e pureza.

Aprenda como usar o acessório

Fazer um pequeno ramalhete e colocar na lapela pode parecer simples. Mas existem algumas regrinhas a serem respeitadas para o mimo não cair no erro. Confira algumas!

  • Quem escolhe a flor é a noiva, para remeter à tradição. Algumas optam por combinar a cor dessa flor com a do seu buquê ou apenas com a cor da gravata do noivo;
  • coloca-se a flor na lapela sempre do lado esquerdo, pouco abaixo do ombro;
  • a flor deve ser presa no paletó por alfinete — jamais ser  apenas enfiada na lapela (vai cair) ou no bolso;
  • a flor da lapela do noivo deve ser diferente da lapela dos pais, padrinho e pajens. A menos que os trajes deles já sejam diferentes. É preciso diferenciar o noivo, o destaque da festa junto com a noiva;
  • independente da flor que for escolhida para a lapela, ela deve ser elegante e discreta.

Escolha a flor ideal

Agora, se você ainda tem dúvidas de qual flor de lapela escolher, aqui vão mais algumas dicas de como optar pelo acessório ideal:

  • escolha uma flor que dure por toda cerimônia e festa sem amassar, murchar ou manchar a roupa;
  • opte por flores pequenas. Sempre;
  • a cor da flor deve ser harmoniosa com traje do noivo e a cor da gravata. Não necessariamente da mesma cor, mas não deve “brigar” com ele.

Como vimos, escolher a flor de lapela é uma tradição romântica que ajuda a encher ainda mais de simbolismo o dia do casamento. A dermatologista particular Damaris Ortolan contou que – como presente para o seu amado —, ela combinou com o traje, para ajudar a destacar o seu noivo e não destoar das cores do terno ou da gravata dele.

A flor, ou arranjo, deve ser pequena, resistente e ajudar a deixar o seu amado ainda mais lindo no grande dia de vocês.

Agora que você já sabe tudo sobre flor de lapela, que tal aprender mais sobre o significado das flores no casamento?