Fraque, terno ou smoking: quando usar cada traje?

Escolher a vestimenta adequada para ir a um casamento tem se tornado uma tarefa cada vez mais democrática. É possível se desprender das tradições e procurar pela roupa mais adequada à sua personalidade, bem como ao estilo específico da festa de casamento. Para os homens, a dúvida sobre que modelo escolher gira em torno de três principais estilos de roupa: fraque, terno ou smoking.

Quer entender as principais características deles e ver quando é mais interessante usar cada uma dessas opções? Continue a leitura deste artigo e veja as dicas que preparamos para você.

Fraque, terno ou smoking: modelos que ajudam a trazer requinte ao casamento

Sabia que nem sempre o terno é a melhor opção? Casamentos mais formais podem ganhar em elegância quando o noivo, os padrinhos e os convidados trocam o modelo habitual por opções mais sofisticadas.

Pensar sobre isso pode ser o grande diferencial para fazer com que o seu casamento se sobressaia em relação aos demais. Além disso, ele pode conquistar um lugarzinho na recordação de familiares e outros convidados, de maneira a ser sempre lembrado como sinônimo de requinte.

Por isso, muitas noivas antenadas ultrapassam a preocupação com o próprio vestido para dar aquela mãozinha ao noivo. Isso ocorre mesmo quando ele é do tipo prático e não costuma dedicar tanto tempo para refletir sobre o vestuário.

Assim, conhecer outras opções além do terno, como o fraque e o smoking, pode ser a diferença que falta para fazer da sua festa algo inesquecível. Na sequência, mostramos para você as características de cada modelo e quando é melhor usá-los.

Fraque: opção formal para casamentos durante o dia

Depois do terno, o fraque tem uma popularidade considerável no Brasil. É usado em casamentos mais formais, diurnos ou noturnos, mas seu uso tradicional é mais voltado para as celebrações que acontecem antes do pôr do sol. É caracterizado pela cauda até a altura do joelho e por um corte triangular na frente da peça.

O fraque tem colete, normalmente cinza ou branco, paletó e calça cinza ou preta. Ele pode ser usado apenas pelo noivo, mas também é possível estender a vestimenta aos pais dos noivos e aos padrinhos. É, sem dúvida, uma opção elegante que traz requinte a qualquer cerimônia.

Dentro dessa opção, há também a possibilidade de adotar o meio-fraque, com corte quadrado e cauda menor. O modelo surgiu no Brasil e é uma alternativa para aqueles que querem ser formais, mas não são tão tradicionais assim. Por isso, é uma opção perfeita para casamentos diurnos que querem mesclar requinte a um traço de informalidade e despojamento.

Vale lembrar que, de maneira geral, a opção é mais voltada para os padrinhos e outros convidados, enquanto o noivo deve manter o modelo tradicional para se destacar dos demais. 

O fraque tradicional tem origem inglesa, é do século XIX e fica especialmente interessante e sofisticado em homens altos e magros. Aposte nele se a ideia é investir em algo clássico e bem formal.

Terno: vestimenta tradicional e democrática

O terno é, sem dúvida, a opção mais usada no Brasil. Ele é formado por cinco peças: paletó, colete, camisa social, gravata e calça. Para não errar e manter a sofisticação, colete e calça devem ter o mesmo tecido e tonalidade. Além disso, é muito importante que o terno seja feito sob medida. Afinal, nada é mais deselegante do que uma roupa que não está perfeitamente ajustada ao corpo do noivo.

Uma boa dica é apostar em cores claras, como o bege e o cinza, para casamentos realizados durante o dia. Ao contrário, se a celebração for à noite, prefira tons escuros, como os tradicionais azul-marinho e preto.

As abotoaduras também são uma forma de caprichar ainda mais no visual. Quanto mais elegantes elas forem, melhor. Além disso, pode-se utilizá-las para transparecer neste detalhe a personalidade do noivo, sendo possível, inclusive, a personalização do material.

Quanto à gravata, costuma-se escolher a cor baseada em algum elemento presente na decoração da festa ou em algum detalhe da produção da noiva. Essa é uma maneira de fazer com que as peças dialoguem entre si de maneira discreta, gerando uma harmonia visual interessante, agradável e símbolo de bom gosto.

Escolher usar um terno no casamento é uma opção democrática e moderna que ganha em elegância e charme quando associada a alguns acessórios, como o acréscimo de uma flor na lapela.

Smoking: traje elegante para festas noturnas

Também muito formal, o smoking tem um paletó curto e lapela feita em seda ou cetim. Apresenta calça, faixa ou colete e também um casaco de mesmo material e cor, bem como camisa e gravata, quase sempre do tipo borboleta. Ele é frequentemente usado nas famosas festas de cinema de Hollywood, como o Oscar, por isso também é associado a muita elegância.

Esse tipo de roupa deve ser usado apenas nos casamentos noturnos, e os convidados só podem arriscar utilizar o modelito se o convite de casamento expressamente o mencionar. Se combinado, pode ser usado por todo mundo: dos convidados ao noivo. Quanto à cor, a peça é normalmente preta ou azul, e a camisa, branca. 

Como vimos, para escolher com eficiência entre fraque, terno ou smoking é preciso estar atento a alguns quesitos importantes, como grau de formalidade do evento e o horário do dia em que a cerimônia vai ser realizada.

Enquanto o terno oferece uma opção moderna e democrática que é sempre bem-vinda, o fraque é uma opção mais sofisticada que pode ser associada ao meio-fraque para os padrinhos e pais dos noivos, de maneira a garantir um resultado muito elegante.

O smoking, por sua vez, chama ainda mais a atenção e é, sem dúvida, uma maneira de aproximar o seu grande dia à elegância e ao garbo presentes nos mais sofisticados ambientes, como as festas de cinema de Hollywood. 

Gostou de saber das dicas que preparamos para você sobre fraque, terno ou smoking? Aproveite a oportunidade e veja agora que acessórios adicionar à vestimenta do noivo para garantir um resultado ainda mais estiloso e impactante!