Vestidos para noivas grávidas: saiba como não errar na escolha

Escolher o vestido de noiva perfeito para o grande dia não é uma tarefa fácil. Agora imagine escolher vestidos para noivas grávidas? A tarefa pode ficar ainda mais complicada, não é mesmo? Mas saiba que, com as dicas certas, é possível encontrar um modelo lindo, que faça você brilhar, dê conforto e ainda valorize suas novas formas.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas, sugestões de modelos e tecidos para a escolha do seu traje ser uma experiência feliz e passar longe das dores de cabeça.

Preparada para casar linda com sua barriguinha ou barrigão? Então continue lendo e arrase no dia do seu casamento.

Escolha vestidos para a fase barriguinha

No caso de uma noiva grávida, a escolha de um modelo passa antes pelo conforto dela do que só pelo seu gosto pessoal. No início da gravidez, quando o corpo ainda não mudou tanto e só há uma leve barriguinha aparente, ainda dá para escolher o modelo que melhor lhe convier. Mas depois, essa premissa passa para a escolha de um modelo que valorize a barriga, dê sustentação aos seios — que vão ficar maiores —, e não seja tão longo para evitar acidentes e tropeços.

Se você está no seu primeiro trimestre de gravidez — como as mamães chamam —, tem uma gama maior de modelos para escolher, inclusive os modelos mais ajustados ao corpo. Uma dica é usar peças que tenham formato de espartilho, que acinturam e dão sustentação aos seios.

Essa opção só deve ser válida para o início da gestação, porque depois será quase impossível apertar a barriga. Esse tipo de modelo em fases mais avançadas vai gerar desconforto e será quase impossível para a noiva permanecer por tanto tempo com algo que a incomode.

Para essa fase, busque tecidos que sejam leves e que ofereçam um bom caimento para o corpo.

Opte por vestidos soltinhos com a barriga maior

Em casos de uma gravidez mais avançada, de segundo trimestre, e com uma barriga bem formada, o ideal são vestidos que deem sensação de leveza, com tecidos fluidos como musseline e chiffon. Eles ajudam a dar um caimento melhor para o formato da barriga, além de deixar as grávidas lindas e confortáveis.

Uma boa opção para esse momento são os vestidos com o corte império, aquele que faz marcação logo abaixo dos seios e que deixa o início da saia mais alta do que a cintura.

O modelo fica bem soltinho e a noiva pode deixar para variar no desenho do decote do busto, por exemplo. Dependendo de seu estilo e da decoração da festa, ela pode optar por um decote quadrado e mangas de princesa para um ar mais romântico. Outra opção são alças simples, mais reforçadas para dar sustentação ao busto, para os dias mais quentes.

Fique linda com modelos para a fase barrigão

O terceiro trimestre é a reta final da gravidez e a barriga está bem grande e alta. Também nesta fase o corte império pode ser utilizado, deixando a noiva à vontade em sua festa de casamento.

Uma alternativa pode ser o vestido de corte reto, que vai marcar bem a silhueta da futura mamãe e fica incrível com um decote ombro a ombro ou canoa. Essas combinações oferecem um ar chique sem abrir mão do conforto. Se preferir, ou mesmo se for melhor para a estação em que o casamento está marcado, inclua uma manga 3/4 na peça.

Há, ainda, as peças em estilo grego, feitas com tecidos vaporosos e que vão marcar bem o barrigão com beleza.

Veja mais dicas de vestidos para noivas grávidas

Agora que você já tem uma ideia geral de modelos que podem se adequar a cada fase de sua gravidez, que tal conferir mais algumas dicas para produzir seu vestido do jeitinho que você quiser e sem sustos? Confira já:

  • se você é uma noiva romântica, não abra mão da renda. O tecido garante o toque romântico e combina com vários dos modelos citados;
  • nunca compre um vestido pronto. Seu corpo está mudando muito rápido na gravidez e é ideal que você tenha um profissional planejando o vestido para a fase da gestação em que vai se dar o casamento, além de garantir ajustes;
  • atente-se ainda que um vestido leva de 4 a 6 meses para ficar pronto, ou seja, quase boa parte da gravidez. Tente diminuir esse prazo com o profissional que esteja confeccionando a peça, e faça mais provas de roupas para garantir que ele estará perfeito;
  • o comprimento da peça vai variar de acordo com a vontade da noiva-mamãe. Lembre-se apenas que modelos mais longos podem acarretar acidentes e tropeços;
  • já pensou em um vestido de noiva curto? Ele é confortável, ótima opção para evitar acidentes e pode dar um charme original à noiva. Além disso, pode virar um ótimo curinga para festas realizadas durante o dia ou no verão;
  • independentemente do modelo escolhido, lembre-se de reforçar a parte dos seios, que também aumentam de tamanho e costumam pesar no corpo da grávida;
  • além dos tecidos já citados na onda dos vaporosos, considere confeccionar sua peça com tule, crepe ou cetim. Todos dão esse ar de leveza;
  • se quiser ousar e mostrar seu barrigão cheio de orgulho, que tal usar um duas peças? Isso mesmo! Use um cropped bonito, reforçado, exiba o barrigão e arremate o look com uma saia estilo sereia;
  • além dos vestidos, lembre-se de caprichar no penteado, nos acessórios,  e escolher um que favoreça o seu vestido, um sapato confortável — ou até mesmo uma sapatilha, já que dependendo da fase da gravidez usar salto torna-se cansativo —, e uma bela maquiagem que revele todo o seu esplendor.

Como vimos, escolher vestidos para noivas grávidas não é difícil. Basta apenas adequar o tamanho da barriga a uma lógica que confira beleza e conforto para a futura mamãe. Mas isso não significa casar em modelos feios ou estar mal arrumada.

A noiva grávida deve ser plena, glamorosa e fazer da sua barriga um orgulho e um motivo a mais para brilhar, não para atrapalhar.

Agora que você já conhece algumas opções de modelos de vestidos de noivas para grávidas, que tal curtir nossa página no Facebook?