Gravatas para noivos: como escolher a perfeita?

Escolher gravata para noivos não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, esse tipo de acessório faz toda a diferença no resultado final do terno e deve ser pensado cuidadosamente. Saiba que cada tipo de cerimônia exige um estilo de gravata, porém não existem regras. 

O diferencial está em buscar harmonizações conforme as preferências do noivo, mas sem interferir na identidade visual da cerimônia. Assim, fica mais fácil combinar na medida certa beleza, elegância e estilo pessoal. 

Quer saber mais? Vamos mostrar como escolher a gravata perfeita para se destacar no casamento. Acompanhe!

Considere o estilo pessoal 

Antes de conversar com o noivo sobre as preferências pela gravata do casamento é preciso considerar o estilo pessoal. Isso porque optar por algo que seja clássico demais quando a temática exige uma escolha mais moderna pode acabar comprometendo todo o traje. 

O grande segredo está em fazer as pesquisas sempre pontuando que a gravata deve ser o item responsável por diferenciar o noivo dos padrinhos no altar. Dessa forma, ainda que a preferência gire em torno de um estilo mais despojado, pelo menos a cor do acessório precisa destacá-lo. 

Pense no estilo do casamento

Uma questão muito importante é considerar o estilo do casamento — levando em conta detalhes como decoração e buffet para casamento. Imagine só um noivo com terno clássico de veludo escuro em uma cerimônia na praia. Seria completamente desconfortável e nada elegante, não é mesmo?

Por este motivo, não apenas a preferência pessoal deve ser avaliada como também a temática da festa de modo geral. Veja abaixo sugestões de gravatas para cada tipo de casamento: 

  • casamento na praia: gravata standard tradicional em cores claras;

  • casamento clássico: gravata borboleta em tons escuros;

  • casamento no campo: gravata standard com um toque mais leve e despojado;

  • casamento moderno: gravata standard com nó avantajado.

Escolha o nó adequado 

Os tipos de nó determinam qual a impressão que a gravata deve passar na composição do traje de casamento. Um formato mais clássico, por exemplo, tem o poder de deixar qualquer traje com uma aparência elegante independentemente do local onde a cerimônia é realizada.

Considere também que, de acordo com o nó escolhido, a harmonização visual pode não favorecer o tipo físico do noivo. Sendo assim, todo cuidado é pouco no momento de tomar uma decisão. O mais importante é sempre usar a gravata com o colarinho fechado até o último botão e ficar sempre escondida embaixo da gola. 

Ao fazer o nó, o noivo precisa observar se o comprimento da gravata é até a fivela do cinto. Caso seja mais adequado, optar por um prendedor pode ser a solução ideal na hora de manter o acessório sempre no lugar. A gravata regular costuma ser a mais usada em casamentos por conta de apresentar formalidade na medida certa e ser confortável. Veja a seguir os nós mais usados:

  • nó americano ou four in hand: nó simples que é o mais usado em diferentes tipos de ocasião;

  • nó semi-windsor: semelhante ao americano, porém com uma aparência muito mais cheia que combina com festas formais;

  • nó Windsor: formato mais gordo do que todos os outros e depende da preferência do noivo;

  • nó borboleta: mais complexo de fazer combina com casamentos clássicos e trajes extremamente formais. 

Priorize o conforto

De nada adianta escolher o terno mais elegante da loja se o noivo não se adaptar com o modelo da gravata. Caso fique desconfortável, o acessório vai sair do lugar por conta das seguidas tentativas frustradas de ajustes.

Como resultado, o noivo acaba desarrumado em praticamente todas as fotos. Por isso, o papel da noiva e dos organizadores é sempre mostrar as opções, mas deixar que ele diga o que mais agrada. 

Assim, ao se sentir mais confortável e elegante, se torna mais simples ter a confiança necessária para o “sim” mais esperado de sua vida. Conheça, abaixo, os modelos de gravatas mais usados em cerimônias de casamento.

tradicional 

Maior aposta entre os noivos clássicos que preferem não se arriscar no visual. Se o casamento será realizado durante a noite em igreja no formato tradicional, essa gravata combina com todos os tipos de ternos para seguir o protocolo com muita elegância.

borboleta

A gravata borboleta é sinônimo de festa de gala. Quando o noivo prefere se casar de smoking, essa opção reflete sua personalidade com um toque chique que a ocasião exige. Além das festas super luxuosas, a borboleta combina, também, com decorações mais rústicas e divertidas. Isso mesmo! Dependendo das cores e da proposta de traje, a gravata borboleta pode ser bastante versátil. 

Slim

Muito famosos entre os mais jovens, os modelos de gravatas slim representam o meio termo entre as borboletas e as tradicionais. A dica é para quem deseja entrar no aspecto da formalidade sem perder o toque de personalidade em celebrações com uma temática moderna. 

Estude a gravata dos padrinhos

A gravata dos padrinhos tem tudo a ver com a forma como o noivo vai ser visto pelos convidados. Apesar de parecer um detalhe pequeno inicialmente, saiba que é indispensável manter um visual harmonioso entre todos os homens no altar. O ponto de partida para essa escolha é harmonizar a gravata com o vestido das madrinhas, a temática da decoração ou a cor escolhida pelo noivo. 

Ao criar uma identidade visual na cerimônia fica evidente a coordenação de elegância e o cuidado entre todos os detalhes. Se o noivo deseja o mesmo modelo de gravata que os padrinhos, o mais indicado é diferenciar pela cor do acessório

Além disso, existe também a possibilidade de usar as cores do círculo romântico como direcionamento. Dentro desse contexto, as cores opostas do círculo são as que têm mais contraste entre elas. Já as analógicas promovem menos efeitos visuais e tendem a ser as preferidas para casamentos.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a gravata para noivos. O mais importante é que a peça combine tanto com sua personalidade quanto com a proposta do casamento. Assim, fica muito simples ter um visual elegante que torne o grande dia especial. 

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre a tendência de noivos de barba