Saiba como escolher a aliança perfeita

Se você está de casamento marcado, deve se perguntar diariamente como escolher a aliança, correto? Esse tipo de dúvida é muito comum entre as noivinhas, já que a joia tem um significado indispensável na união do casal. O grande segredo, para acertar em cheio, está em começar as pesquisas com antecedência.

Dentro desse contexto, tente montar um planejamento adequado com o intuito de aguardar o tempo de confecção e os testes até encontrar o modelo dos sonhos. Tudo isso não pode ficar em segundo plano — mesmo que os outros afazeres dos preparativos tomem bastante tempo.   

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar dicas essenciais para encontrar o modelo que agrade ao casal e tenha significado especial. Acompanhe:

Pesquise modelos tradicionais

O melhor caminho para acertar em cheio na escolha é começar o processo pelos modelos tradicionais. Quando os noivos ainda não têm nenhuma ideia, buscar inspirações entre as peças mais usadas pode ser a solução perfeita. Existe uma série de opções no mercado que atendem a todos os estilos. 

O mais importante é encontrar algo que combine com a personalidade do casal, já que a aliança será usada diariamente. Com isso, evite formatos que tendem a sair de moda rapidamente e desvalorizar o dinheiro gasto. Uma boa dica, nesse caso, é comprar uma joia de platina lisa para incluir um diamante a cada ano de casado, Veja, a seguir, alguns dos principais materiais usados na confecção:

  • ouro amarelo polido;
  • ouro branco ou ouro rosa;
  • prata, platina ou titânio;
  • aço ou cerâmica.

Comece a pesquisa com antecedência

Não importa o tamanho de seu orçamento, o que faz mesmo diferença no resultado é começar a pesquisa com bastante antecedência. O tempo ideal gira em torno de cinco a oito meses antes do casamento. Assim, você ganha um bom prazo para definir o formato, as medidas, o material e o designer.

Outra questão também muito importante está na possibilidade de encontrar o melhor preço. Quanto maior for o tempo antes da entrega, melhor serão as condições de pagamento disponibilizadas pelas joalherias. Tenha em mente que os fabricantes costumam gastar, em média, mais de um mês para que tudo fique como os noivos sonharam.

Priorize a personalização

Como a aliança representa o laço de amor entre duas pessoas, você deve investir em personalização. Uma joia tão especial deve ter a cara do casal sem deixar de lado o toque de romantismo necessário. Decida junto com seu noivo os detalhes da gravação para que tudo se encaixe na temática da cerimônia

Caso um dos dois queira fazer uma surpresa, o mais indicado é que seja uma frase marcante na história do relacionamento. Além disso, também se torna necessário conhecer bem as preferências do parceiro antes de tomar uma decisão. Em situações em que as alianças precisam ser resolvidas de última hora, existe a possibilidade de comprar as peças e mandar gravar só depois da cerimônia.

Experimente o anel 

Comprar alianças no escuro é um erro que custa muito caro em curto prazo. Sendo assim, não tenha medo de experimentar a joia no dedo quantas vezes for necessário. Faça isso com cada modelo que agradar. Afinal, nem sempre, na nossa mão, a peça apresenta a mesma beleza da vitrine. Sem contar que, dessa forma, se torna mais fácil ter uma percepção exata do peso ou das medidas ideais.

Não se esqueça dos detalhes que tendem a interferir diretamente no momento da prova. Pequenos descuidos, como experimentar no excesso de calor, com as mãos molhadas e com cremes hidratantes, podem induzir a uma escolha equivocada.

Procure locais de confiança

Para encontrar o modelo que vai acompanhar o casal por toda a trajetória da vida a dois, você deve procurar uma joalheria de confiança. Pesquise a partir de comentários na internet e peça indicações de amigos que casaram recentemente para evitar riscos desnecessários.

Um detalhe que não pode passar em branco é o certificado de autenticidade do ouro, prata ou qualquer outro tipo de material escolhido para a fabricação. Ao encontrar um joalheiro bem informado sobre o assunto, torna-se mais simples tirar todas as dúvidas, conhecer as novidades do mercado e pedir garantia estendida. 

Considere um investimento

Comprar uma aliança pode apresentar alto valor à primeira vista, mas ao pensar em toda a simbologia da peça os noivos notam rapidamente que se trata de um verdadeiro investimento. Por isso, desde o início dos preparativos considere a peça uma parte tão importante quanto a escolha do vestido ou do local da cerimônia.

Essa referência tradicional fica marcada para o resto da vida em um contexto muito especial. Em função disso, defina um orçamento rigoroso para não comprometer os outros pontos do casamento.

Os preços costumam variar de acordo com o material e o local onde a joia será confeccionada. Porém, mesmo que o orçamento disponível seja enxuto, sempre é possível encontrar boas opções.

Fique de olho na qualidade

No momento de decidir, é comum bater a insegurança de comprar uma peça com baixa qualidade. Diante disso, você deve se informar sobre a procedência do material utilizado e buscar algo que seja durável. Ao olhar ingênuo de uma pessoa leiga no assunto fica muito difícil identificar o teor de ouro de uma joia, por exemplo.

Logo, sempre que os vendedores oferecerem preço muito abaixo do mercado, desconfie imediatamente. Para empresas mal-intencionadas costuma ser simples o processo de cobrar por quilates mais altos quando a aliança, na verdade, possui quantidade menor de ouro.

O recomendado é estudar o assunto com a intenção de questionar os processos de fabricação e garantir algo valioso. Leia algumas dicas do que deve ser avaliado na compra:

  • suporte ao cliente oferecido pela empresa;
  • quantidade de reclamações on-line;
  • tempo de atuação no mercado segmentado;
  • tempo de atuação da loja física no endereço;
  • manual de depoimentos de outros clientes;
  • detalhes do processo de fabricação;
  • certificados que acompanham a joia;
  • nota fiscal com a descrição exata dos produtos.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a aliança perfeita. O mais importante de tudo é que a joia tenha o perfil dos noivos e agrade aos dois igualmente. Só assim será possível basear todo o processo de escolha em informações adequadas.

O resultado de tanta dedicação, com certeza, se mostra na forma de uma peça que se encaixa na história de amor do casal sem deixar de lado o romantismo.

Gostou das informações deste artigo? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar conteúdos exclusivos.