Não cometa estes 7 erros no planejamento do casamento

Cometer erros no casamento é um dos maiores medos dos noivos. Após meses e mais meses de planejamento, deparar-se com problemas durante a organização (ou até mesmo no dia da festa!) se torna uma grande dor de cabeça.

Assim, é fundamental ter cuidados durante a organização para que tudo aconteça da melhor forma possível, garantindo o casamento dos sonhos. E fica mais fácil evitar os principais erros quando os conhecemos, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este post explicando os 7 erros que você não deve cometer ao planejar o seu casamento. Confira!

1. Não definir um orçamento

Um dos erros mais graves cometidos durante o planejamento do casamento é começar os preparativos sem definir um orçamento. Sem uma definição sobre o investimento e em meio a tantos fornecedores que devem ser contratados, você pode acabar tendo alguns problemas financeiros.

O orçamento deve ser o ponto de partida, pois é com base nele que você vai definir o tamanho da festa e fechar todos os contratos. O ideal é fixar um valor total para o evento e, tendo ele como referência, estabelecer os valores que podem ser gastos com cada serviço contratado.

Uma ótima dica para isso é montar um checklist, incluindo todos os serviços para o casamento e o orçamento disponível para cada um deles. Anote os valores conforme os contratos são fechados — assim, fica muito mais fácil controlar todos os gastos com a festa.

2. Subestimar os custos extras

Se você não quer erros no casamento, não subestime os custos extras. Na hora de estabelecer o orçamento, inclua também uma margem de segurança para eventuais imprevistos.

É comum surgirem alguns custos de última hora e, em alguns casos, um dos serviços escolhidos pode ficar acima do valor estabelecido no começo da organização.

Tendo uma reserva para esses custos extras, você terá mais tranquilidade para lidar com os imprevistos ou, se for o caso, não precisará abrir mão do fornecedor dos seus sonhos por culpa dos limites de orçamento.

3. Planejar cerimônias muito longas

A cerimônia é um dos momentos mais importantes, senão o mais importante, para os noivos. É ali que vocês trocarão os votos, selando essa união, acompanhados dos pais, padrinhos e outras pessoas que fazem parte das suas vidas.

Porém, tenha atenção ao tempo da cerimônia: quando elas são muito longas, tornam-se cansativas para vocês e para os convidados. Além disso, eles podem ficar desconfortáveis, principalmente para quem precisar ficar em pé por muito tempo.

Sim, esse é o grande dia dos noivos, mas é preciso pensar no conforto e no bem-estar dos convidados para que todos possam aproveitar essa comemoração da melhor forma.

Se for o caso, converse com todos os envolvidos (celebrantes, músicos, cerimonialista) para encontrar meios de fazer a cerimônia dos seus sonhos sem precisar investir tanto tempo.

4. Decidir os detalhes pensando apenas no preço

Conseguir economizar nos preparativos é sempre bom, mas é preciso ter cuidado com essa economia. Fechar contratos considerando apenas o preço é um dos principais erros no casamento.

Muitos noivos decidem fazer serviços grandes por conta própria ou consideram apenas o preço ofertado pelo fornecedor sem se atentar à qualidade do serviço — sem saber que atitudes assim são a receita certa para ter problemas.

É certo que os noivos podem assumir alguns detalhes, usando alguns itens DIY no casamento, mas a maior parte dos serviços exige a experiência dos fornecedores para garantir que eles sejam adequados.

Quando se considera apenas o preço, corre-se o risco de ter problemas com o produto ou o serviço entregue. Nos dois casos, se houver algum problema, vocês vão precisar desembolsar mais dinheiro e lidar com todo o estresse dentro de uma janela muito menor de tempo.

5. Não prestar atenção aos contratos

Você achou o fornecedor perfeito, com todos os detalhes desejados, por um preço que se encaixa no orçamento. Hora de assinar rápido o contrato para garantir a data, certo? Errado!

Esse é um dos momentos que exigem mais atenção dos noivos. Leia atentamente o documento, veja se tudo o que foi combinado com o fornecedor está esclarecido nas cláusulas, analise se existe a previsão de multas e confira as obrigações das partes.

Caso fique com qualquer dúvida, peça esclarecimento. Além disso, se não concordar com algum termo ou entender que faltaram informações, peça para fazerem as alterações necessárias antes de assinar. Depois de fechar com o fornecedor, lembre-se de guardar uma cópia do documento: ele é a sua garantia em relação aos serviços contratados.

6. Deixar a lista de convidados para depois

A lista de convidados deve ser um dos primeiros passos do seu planejamento. Mesmo que ela não seja definitiva, sua elaboração é fundamental para que você saiba para quantas pessoas o casamento será organizado.

Essa pode parecer uma tarefa simples, mas costuma ser bem complicada para a maioria dos casais. Como o número de convidados costuma sofrer limitações de acordo com o orçamento, decidir quem vai participar exige paciência e tempo.

Fazer isso no início da organização evita diversas dores de cabeça. Com a lista em mãos, você não vai se deparar com uma surpresa desagradável ao perceber que o local reservado é inadequado ou que o orçamento não é compatível.

7. Contar com as faltas para planejar a festa

Um dos principais erros no casamento é planejar toda a festa contando com as faltas. É realmente comum que existam faltosos no dia e isso deve ser considerado durante a organização, mas é preciso ter cuidado e não contar com o ovo dentro da galinha (ou fora dela, nesse caso!).

Muitas vezes, ao contar com as ausências, vocês podem ficar tentados a incluir mais convidados ou contratar um local menor para o casamento. Porém, ao fazer isso, vocês correm o risco de ter problemas com o espaço da festa ou com os serviços contratados.

Já pensou se, no dia da festa, não tem lugares suficientes para acomodar todos os convidados? Ou se, no meio da cerimônia, falta algum item do buffet ou entre as bebidas? O percentual de faltosos pode ser considerado para negociar os contratos da melhor forma e evitar desperdícios, mas isso não deve ser contado como uma certeza até que os convidados confirmem realmente as presenças — o que só vai acontecer mais próximo à data.

Para garantir que vocês não cometerão esses erros no casamento, uma ótima dica é contar com ajuda profissional e contratar um espaço que já ofereça outros serviços, como decoração e buffet. Isso facilita todo o planejamento e ajuda a organizar o grande dia sem estresse.

Se você está planejando o seu casamento e está em busca do espaço ideal, não deixe de acessar o nosso site. Nele, você vai conhecer os espaços e serviços que a Mansão Marion oferece para garantir o casamento dos seus sonhos!