6 dicas de como organizar festa de bodas de ouro

Comemorar os aniversários de casamento é uma tradição comum entre os casais, tanto em momentos a dois quando nas comemorações com os amigos. Um dos marcos mais importantes acontece aos 50 anos de união. Nesse momento, o casal geralmente se pergunta como organizar festa de bodas de ouro para celebrar tanto tempo de união.

Tal marco é representado pelo ouro devido à durabilidade e ao valor desse metal frequentemente associado à riqueza e à fartura. Assim, ele simboliza a nobreza da união que se manteve ao longo de tantos anos. Por isso, é comum que o casal decida organizar uma comemoração maior, com a participação de familiares e amigos que participaram de sua história.

Para ajudar na preparação de um evento inesquecível, reunimos seis dicas essenciais sobre como organizar festa de bodas de ouro. Confira!

1. Faça a lista de convidados

A lista de convidados é, sem dúvidas, o ponto de partida da organização da festa, pois influencia no orçamento necessário e na escolha do lugar. Lembre-se de que é importante ficar de olho na lotação máxima indicada.

Essa costuma ser uma festa mais íntima, feita para as pessoas que realmente fizeram parte da trajetória do casal nesses 50 anos de união. Portanto, é preciso sentar e conversar com calma para definir quem será incluído na lista, entre parentes e amigos.

Os requisitos para o envio dos convites dependem mais do desejo do casal em relação à festa: em um evento maior, a lista pode ser mais extensa, sem tantas restrições. Para uma comemoração pequena, por outro lado, é preciso definir critérios mais específicos e reduzir o número de pessoas.

2. Decida o local do evento

O próximo passo é escolher o local do evento. Existem duas opções: reservar uma igreja para fazer a celebração de renovação de votos e depois comemorar em outro lugar ou contratar um espaço para realizar uma pequena cerimônia junto à festa.

Em relação à festa, o espaço deve ser adequado para recepcionar todos os convidados com conforto, além de acessível. Uma dica importante para organizar as bodas de ouro é buscar por fornecedores que trabalhem com diversos serviços.

Há várias casas de festas especializadas que também oferecem decoração, buffet e outros itens importantes para a festa. Isso garante um ótimo custo-benefício e facilita toda a organização, já que reduz o número de contratos a serem fechados.

3. Escolha a decoração da festa

A decoração é um dos detalhes mais importantes ao organizar uma festa de bodas de ouro. Para representar esse momento, é comum o uso de elementos dourados: a vantagem é que existem diversas combinações que podem ser feitas com essa cor, facilitando a escolha dos demais detalhes.

Muitos casais adotam uma decoração temática, com o intuito de lembrar algum momento específico da relação. Criar um ambiente inspirado no ano em que se conheceram ou casaram, apostar no estilo do lugar no qual passaram a lua de mel ou recriar alguns elementos usados no casamento são alguns dos exemplos.

A verdade é que não existem regras sobre isso: o que vale é escolher uma decoração que siga o estilo do casal e atenda às suas expectativas. Caso tenha dúvidas, converse com o fornecedor para receber sugestões ou faça pesquisas na internet para se inspirar.

4. Contrate um buffet de qualidade

O buffet é um dos pontos fundamentais ao organizar uma festa de bodas de ouro, afinal é importante recepcionar bem os convidados. Há diversas opções de cardápio que podem ser adotadas, como um jantar tradicional ou coquetel.

Observe ainda se o fornecedor trabalha com bebidas — caso contrário, será preciso contratar esse serviço separadamente. Para não errar, conte com o auxílio profissional de empresas que, com base no número e no perfil dos convidados, conseguem indicar a quantidade ideal de itens.

Também é preciso reservar o bolo e os doces para a festa. A organização da mesa pode seguir a mesma tradição dos casamentos, incluindo o topo de bolo. Invista em produtos de qualidade e com um bom acabamento, pois eles também integram a decoração da festa.

5. Aposte no romantismo e nas memórias

Completar bodas de ouro com o companheiro é um verdadeiro marco, então vale a pena apostar no romantismo durante a festa e lembrar um pouco daquilo que uniu o casal. Aposte em fotos da história da união, registros familiares e itens que remetam à trajetória vivida até a data.

Se optar pela renovação de votos, a dica é aproveitar para criar mensagens que contem mais sobre a relação e fazer a troca de alianças: esse é certamente um dos momentos mais lindos! Não é preciso comprar uma nova joia, pois as mesmas usadas no casamento podem ser abençoadas novamente.

A participação dos filhos e de pessoas próximas na hora de prestar homenagens ou contar histórias sobre o casal é bastante comum. Além do romantismo e da nostalgia trazidos pelas lembranças, esses momentos costumam levar um pouco de humor para a comemoração.

6. Conte com uma equipe experiente

Organizar o evento dos sonhos envolve diversas tarefas e decisões. Portanto, para que tudo saia como você deseja, a atuação dos fornecedores é fundamental. Antes de fechar os contratos, faça pesquisas e busque por empresas experientes e bem avaliadas, de maneira a garantir mais segurança.

Para auxiliar, conte com um serviço de assessoria e cerimonial. Assim, profissionais especializados vão ajudar na busca por fornecedores e durante a festa, organizando cada etapa para que o casal tenha tranquilidade e curta esse momento com os convidados.

Outro cuidado importante é ler atentamente o contrato e procurar pelo melhor custo-benefício. Considerar apenas o preço, sem avaliar como realmente é o serviço, pode levar a arrependimentos.

Agora que você já viu nossas dicas sobre como organizar festa de bodas de ouro, que tal começar os preparativos? Não se esqueça de contar com uma equipe parceira para auxiliar em todas as etapas e contratar fornecedores de confiança, para que tudo aconteça como o planejado.

Gostou do conteúdo? Se você está planejando suas bodas de ouro, não perca tempo e conheça os serviços que oferecemos. Temos espaços incríveis, preparados para garantir um evento inesquecível!