Bodas de casamento: por que reafirmar os votos é tão importante?

As bodas de casamento representam a comemoração do aniversário do matrimônio. Com origem no latim vota, que significa “promessa”, representam a celebração dos votos feitos pelo casal.

Por isso, é muito comum ouvir falar em cerimônias e festas para comemorar as bodas, incluindo a renovação de votos. Essa é uma tradição antiga e cheia de simbologias, de acordo com o tempo de relacionamento.

Neste texto, explicamos quais são as principais bodas, por que vale a pena investir na comemoração e como organizar esse evento da melhor forma. Confira!

Quais são as principais bodas de casamento?

Cada ano de casamento é representado por um material e, quanto mais tempo de relacionamento, mais resistente o item que representa as bodas.

Bodas mensais no primeiro ano de casamento

O primeiro ano de casamento é muito importante para o casal, pois é o período de adaptação, no qual eles aprendem mais sobre a convivência e os desafios de dividir a vida. Por outro lado, também é considerado um período doce e divertido, motivo pelo qual os materiais que representam cada mês seguem essa tendência. Veja só:

  • beijinho: 1 mês;
  • sorvete: 2 meses;
  • algodão-doce: 3 meses;
  • pipoca: 4 meses;
  • chocolate: 5 meses;
  • plumas: 6 meses;
  • purpurina: 7 meses;
  • pompom: 8 meses;
  • maternidade: 9 meses;
  • pintinhos: 10 meses;
  • chicletes: 11 meses.

Bodas anuais

A partir do primeiro ano, as bodas se tornam anuais e, em geral, são mais conhecidas pelos casais. A seguir, listamos e explicamos o significado das principais.

Bodas de papel: 1 ano

O papel simboliza a fragilidade do relacionamento, que ainda está no início. Portanto, o casal precisa de sabedoria e dedicação para que a relação evolua, ficando cada vez mais forte.

Bodas de madeira ou ferro: 5 anos

Depois de 5 anos, é certo que o casal já passou por diversos desafios e cresceu. Por isso, essas bodas representam a maturidade da relação, que está mais forte e enraizada.

Bodas de estanho ou zinco: 10 anos

O estanho é um metal maleável e forte. Assim, ele significa que o casal precisa ter flexibilidade para lidar com as dificuldades, mas tem força para superá-las juntos e manter a união.

Já o zinco é um elemento que protege outros materiais, como ferro e aço, da ferrugem. Isso representa a barreira que o casal deve construir ao longo dos anos para que a relação fique protegida contra os elementos negativos que podem interferir no relacionamento.

Bodas de cristal: 15 anos

O cristal demora para se formar, portanto, demanda paciência e persistência. Da mesma forma que um casamento de 15 anos, concorda? Ele também representa a transparência, a confiança e a dedicação do casal no decorrer do relacionamento, elementos essenciais para uma união duradoura.

Bodas de porcelana: 20 anos

A porcelana representa a resistência do casal em manter o relacionamento intacto por tanto tempo, mesmo com todas as dificuldades que um casamento e a convivência contínua trazem para o dia a dia.

Bodas de prata: 25 anos

Essa é uma das bodas mais lembradas pelos casais e tem origem alemã. O país tinha como tradição dar uma coroa de prata aos casais que completavam esse período juntos. Além disso, a prata é um material resistente e valioso, uma ótima representação para um casamento longo.

Bodas de pérola: 30 anos

Para comemorar 30 anos juntos, a pérola é um símbolo especial. Esse é um material que não precisa ser lapidado e é fruto de longas transformações que acontecem no interior das ostras, como um mecanismo de defesa aos invasores. Assim, ela representa as adversidades do casamento que foram superadas pelo casal, com uma relação bem construída e que não precisa de reparos.

Bodas de rubi ou esmeralda: 40 anos

A esmeralda era considerada a pedra “guardiã do amor” pelos egípcios, então, representa o amor incondicional. Já o rubi é uma pedra vermelha, que representa o amor, a paixão e os relacionamentos.

Bodas de ouro: 50 anos

O ouro é um dos materiais mais valiosos, também usado na fabricação das alianças de casamento. Ele é associado à riqueza e à durabilidade, mas essas bodas também têm origem na Alemanha: os casais eram presenteados com uma coroa de ouro aos 50 anos de casamento.

Por que investir na comemoração?

Comemorar as bodas de casamento é a forma ideal de relembrar os motivos dessa união e refletir sobre todos os anos que vocês passaram juntos. Além disso, precisa de motivo maior do que todo o amor envolvido nesse relacionamento para investir no evento?

Os casais optam por celebrar as bodas por vários motivos, como o desejo de reafirmar os votos, comemorar o fim de uma fase difícil ou reviver os momentos do casamento junto aos amigos.

A reafirmação de votos é uma cerimônia linda e cheia de emoção para que vocês reafirmem o compromisso do matrimônio. Não existe uma regra clara sobre quando fazer isso: alguns casais aproveitam as bodas de 10, 25 ou 50 anos de casados para tal, mas o importante é que a cerimônia aconteça quando vocês sentirem que é a hora certa para o relacionamento.

Como comemorar as bodas de casamento?

Se você já se convenceu de que investir na renovação de votos é uma ótima forma de comemorar as bodas de casamento, é hora de aprender a planejar esse evento. Antes de tudo, é preciso definir como você quer a festa e o número de convidados.

Em seguida, é preciso encontrar o espaço ideal para fazer a renovação dos votos, que pode acontecer na igreja ou no local da festa. Para quem não deseja uma cerimônia religiosa, existe a opção de contar com o apoio de pessoas queridas para o casal para dizerem algumas palavras e celebrarem a união, como os padrinhos de casamento, os pais do casal ou os filhos.

Ao optar por comemorar as bodas, é bastante comum organizar recepções com jantares ou coquetéis. Encontre um lugar que possa acomodar todos os convidados, contrate um buffet e as bebidas e invista em uma decoração de acordo com as bodas — os materiais que representam o aniversário de casamento podem ser incorporados ao ambiente.

Agora que você já sabe por que vale a pena reafirmar os votos nas bodas de casamento, que tal planejar a sua comemoração? Lembre-se de que é fundamental encontrar fornecedores de confiança para oferecer um espaço agradável e um ótimo atendimento a todos os convidados.

Se você está em busca de um ambiente agradável e de serviços completos para organizar a sua comemoração, entre em contato com a gente e conheça os serviços da Mansão Marion para uma renovação de votos inesquecível!