6 dicas para casamentos homoafetivos incríveis

Vai casar, mas ainda precisa de dicas para casamentos homoafetivos? O dia do casamento costuma ser um dos dias mais felizes da vida de uma pessoa e a lógica da felicidade vale para todos: seja ela vinda de uma união hétero ou LGBTQI+.

As cerimônias de casamento, do modo clássico que conhecemos, costumam ser organizadas para casais formados por homens e mulheres. Pegamos esse fundamento, descartamos o preconceito e elaboramos 6 dicas para casamentos incríveis entre pessoas do mesmo sexo.

São ideias para a cerimônia, trajes dos noivos, festa e tudo o que você precisa para tornar essa experiência adequada a sua história de amor. Se você está preparando seu casamento homoafetivo, continue a leitura e confira já essas dicas!

1. Pesquise uma cerimônia religiosa

A maioria das religiões não prevê a celebração de um casamento homoafetivo, com exceção do Candomblé, da Umbanda, da Igreja Cristã Contemporânea e do Budismo. Mas, mesmo que essas não sejam as inclinações religiosas dos noivos, é possível ter um momento de bênção do matrimônio sendo ministrado por um familiar.

Já imaginou isso sendo feito pelas mães do casal, um amigo ou mesmo um celebrante de casamento — que é um profissional especializado em conduzir esse tipo de momento?

O momento também pode ser todo conduzido pelo casal, que pode falar sobre como se conheceu, o quanto se ama e aproveitar para renovar e firmar os votos e promessas de amor. Os pombinhos podem também recitar poemas e canções que sejam emblemáticos. Simples, direto e emocionante!

2. Organize o cerimonial

Quem entra primeiro? Quem espera quem no altar? Tem buquê para jogar para os convidados? A resposta para todas essas perguntas está com você! Não há regras para determinar como será o seu casamento.

Você e seu par poderão organizá-lo como quiser, como for mais lindo e da forma que traduza melhor a história do casal para os convidados. Se acharem melhor alguém esperar o outro no altar, combinem entre si.

Que tal entrarem juntos, de mãos dadas ou acompanhados dos pais do casal? Se acharem conveniente, não tenham um, mas dois buquês de flores. Multiplique a felicidade, não as regras!

Pensem ainda em uma música que traduza a história do casal para a entrada na cerimônia e outra que seja a preferida de vocês para a saída. Se tiverem um bichinho de estimação, que tal fazê-lo entrar com as alianças amarradas no pescoço ou pedir para os pais do casal entregá-las como o símbolo de um momento de benção e aceitação.

Tem crianças na família? Convoque-as para ser daminha de honra ou pajem. Uma das tradições mais fofas dos casamentos também pode encontrar espaço em uma união homoafetiva, desde que os noivos queiram.

Alguns casais gays optam por não usar os anéis nas mãos esquerdas, o que vai indicar que não estão casados da maneira “tradicional”, e preferem usar anéis de compromisso na mão direita. Considere a possibilidade e escolha o que for mais confortável para você e seu par.

Se quiserem padrinhos, comecem escolher agora mesmo aqueles amigos que sempre acompanharam a história do casal para estar ao lado de vocês durante a cerimônia. Eles também podem ser testemunhas da união no civil. Na hora de convidá-los, pensem em surpresas, caixas temáticas ou brincadeiras para todos entrarem no clima do casamento.

 3. Pense em que traje usar

Mais um quesito para o qual não há regras, mas que pode ser recheado de criatividade. Se forem duas noivas e ambas quiserem usar vestido de noiva, por que não? Dois noivos de terno? Duas noivas de terno?

As possibilidades são infinitas e estão todas à sua disposição! O importante é que tudo seja conversado e acertado para combinar com a festa. Bons exemplos são utilizar a mesma flor da decoração da festa na lapela ou os mesmos tons no buquê. A única regra aqui é para que tudo saia lindo no seu grande dia!

4. Busque fornecedores especializados em casamentos homoafetivos

Essas empresas têm experiência nesse tipo de união, saberão dar ideias incríveis para compor o seu cerimonial e terão uma equipe treinada para evitar qualquer tipo de situação inconveniente ou preconceituosa com os noivos ou seus convidados. Tudo isso para que nada estrague o seu grande dia!

5. Planeje como será a festa

Mais um momento que deve traduzir a história do casal. Pensem em cada detalhe: flores, fotos espalhadas pelo salão ou um espaço com muitas luzes. Tentem sintetizar o clima de vocês: são mais clássicos? Mais modernos? Românticos?

Conversem com o cerimonialista, que pode dar boas dicas de decoração de acordo com essas referências e ainda propor momentos ao longo do evento, como:

  • Os noivos abrem a pista de dança?
  • Alguém faz declaração de amor para outro em determinada música?

6. Dê atenção à lista de convidados

Como dissemos, o dia do casamento é especial para qualquer pessoa. Convide apenas pessoas que estejam dispostas e abertas a celebrar esse momento e o amor de vocês. Deixe de fora pessoas tóxicas ou que possam comprometer o evento. Nada deve estragar o seu dia!

Um casamento formado por casais hétero ou homossexuais continua sendo um momento de celebrar o amor. Encha o seu coração dessa ideia e preencha o seu grande dia com esse sentimento.

Lembre-se ainda da importância de ter uma empresa “gay friendly” ao seu lado nesse momento. Não só para dar ideias incríveis para o seu casamento, mas para blindar você e seu amor de qualquer tipo de preconceito no dia mais feliz da sua vida.

Invista nas nossas dicas para casamentos homoafetivos e busque a festa mais linda, a cerimônia mais emocionante e que conte a história do casal. Tente envolver as famílias — se elas forem abertas e apoiarem o amor dos noivos — e mostre para todos o quão bonita é a sua história de amor e o quanto ela merece ser celebrada.

E aí, gostou do conteúdo deste post? Está procurando ajuda para organizar o casamento perfeito? Então entre em contato conosco agora mesmo! Além de grande experiência no ramo, reunimos as melhores opções de festa e decoração.