Buffet de casamento: 6 dicas para não errar na escolha

Escolher o vestido de noiva, as músicas que vão fazer parte do grande dia e a decoração do espaço: quantas decisões cabem ao casal que está prestes a selar os votos matrimoniais, não é mesmo? E o buffet de casamento não fica para trás.

Afinal, os “comes e bebes” representam praticamente metade das despesas do evento e está entre os aspectos que mais chamam a atenção dos convidados. É por isso que tal decisão precisa ser tomada com cautela e muita atenção.

Estamos aqui para ajudar os pombinhos! Neste artigo, reunimos 6 dicas para evitar erros na escolha do buffet e tornar o casamento um momento inesquecível para os apaixonados. Confira!

1. Defina a quantidade de convidados

Nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas é preciso definir a quantidade de convidados antes de contratar o buffet de casamento. Muitas noivinhas deixam isso para depois, porém a lista de casamento é um item importantíssimo, pois somente com ela é possível estipular os gastos da ocasião.

Com quem o casal deseja celebrar um dia tão especial? Responder a essa pergunta de forma sincera é imprescindível para definir a lista de convidados. Cabe ressaltar que não se trata de uma missão fácil e, por isso, é preciso ter bastante calma.

Uma boa sugestão é traçar os perfis dessas pessoas, a fim de deixar a organização ainda melhor. É importante considerar o nome completo, a idade, a restrição alimentar e qualquer informação que vá impactar no planejamento da festa. Afinal, uma lista bem elaborada ajuda o casal a não extrapolar o orçamento do buffet.

2. Escolha o estilo dos cardápios

A lista de convidados já está feita? Então, é hora de irmos para o próximo passo (e um dos mais legais): escolher o estilo do cardápio! A essa altura, o casal provavelmente decidiu qual vai ser a temática do casamento, bem como o horário em que será realizado.

O cardápio é, muitas vezes, definido de acordo com o tipo de festa: ao ar livre, em um local fechado, realizado durante a noite ou pela manhã, por exemplo. As principais modalidades são o brunch e os serviços à americana ou à francesa. A escolha depende daquilo que o casal deseja proporcionar a seus convidados.

Brunch

Trata-se, basicamente, de um mix do café da manhã com o almoço. Essa é uma ótima opção para casamentos realizados ao ar livre, podendo ser servida a partir das 11 horas da manhã e durante a tarde inteira.

A principal vantagem do brunch é a simplicidade. O cardápio tem alimentos que são baratos, práticos de comer e deliciosos, como cafés, sucos, bebidas, pães, queijos e doces.

À americana

Esse é um tipo de buffet de casamento bastante descontraído e informal. Os convidados podem comer em pé ou sentados nos locais disponíveis. O diferencial do menu é a versatilidade, já que a festa fica mais animada e todos se sentem à vontade.

À francesa

Trata-se de um tipo de jantar bastante sofisticado e indicado quando o casal preparou uma festa luxuosa, a ser realizada durante a noite. O prato principal é disposto em uma travessa, permitindo que o convidado se sirva. As entradas e as sobremesas são servidas no prato. Os convidados não precisam se levantar da mesa durante as refeições.

3. Eleja os tipos de louça para o buffet de casamento

Outra decisão importante, que também depende do estilo e do gosto do casal, é o tipo de louça que ficará no buffet do casamento. Os recipientes nos quais a comida será apresentada e consumida devem ser escolhidos cuidadosamente.

É claro que, quanto mais bonita for a louça, melhor. Mas não se esqueça de considerar também a praticidade e a funcionalidade de cada peça, a fim de deixar os convidados confortáveis. Talheres muito grandes, por exemplo, podem atrapalhar o consumo se as mesas forem pequenas. A melhor forma de tomar uma boa decisão é se colocar no lugar dos convidados.

4. Verifique as bebidas que estão inclusas

Sabe a lista que citamos em nossa primeira dica? Chegou a hora de usá-la! Um dos grandes diferenciais do buffet de casamento é a bebida que será servida. Nessa etapa, não podemos desconsiderar ninguém, sejam crianças, adultos ou idosos.

Os tipos de bebidas podem ser escolhidos de acordo com o cardápio. O ponto de atenção vai para a quantidade: calcule exatamente o número de convidados para saber quanto comprar e não deixar ninguém com sede (e, principalmente, evitar o desperdício).

5. Faça degustações

Quando falamos na escolha do buffet de casamento, outra etapa bem gostosa (literalmente!) é a degustação. Como citamos, a preferência do casal é sempre considerada, mas, já que estamos falando de gostos pessoais, vale a pena levar alguns familiares e amigos próximos para a degustação.

Nesse momento, pense sempre que o sabor deve se encaixar no perfil dos noivos, dos convidados e do espaço que vai receber a festa. O cardápio perfeito une qualidade e quantidade em um único prato. Prove cada um com muita calma, observe como é o sabor.

6. Procure por empresas de confiança

Por fim, uma das escolhas mais difíceis: a empresa que será contratada. Afinal, estamos falando de um dia inesquecível e que deve acontecer de acordo com os planos do casal. Contar com um nome de confiança é, portanto, essencial. Para evitar imprevistos, a companhia precisa ter uma boa reputação. Portanto, além de conhecer pessoalmente o local e, assim, tirar todas as dúvidas, vale procurar por referências e depoimentos do buffet escolhido.

Hoje em dia, a internet é o melhor local para encontrar informações. O site da empresa geralmente contém a opinião de quem já usou seus serviços e pode ajudar bastante nessa decisão.

Sabemos que o casamento é a realização de um sonho e a celebração do amor de um casal apaixonado. Por isso, todo cuidado é pouco! Respire fundo e tenha calma para escolher o buffet de casamento de acordo com tudo o que você planejou junto ao amor da sua vida!

E então, gostou das dicas desse artigo? Aproveite e veja também nosso post Decoração de Bolo de Casamento: tendências e como escolher.