Pensar em escolher garçons para casamento pode parecer preciosismo em um primeiro momento, mas, ao constatar que todos os itens da sua festa vão ser servidos por eles e que a simpatia e educação desses profissionais podem fazer a alegria ou causar um mal-estar para os seus convidados, a preocupação se justifica.

De olho nisso, elaboramos este texto para ajudar a escolher os garçons para a sua festa, ter o melhor serviço e um casamento elogiado. Vamos analisar itens como a preparação desses profissionais, a quantidade ideal de garçons para atender seu número de convidados e diferenciais que chamam atenção na hora de servir.

Se você quer uma festa de casamento perfeita, continue lendo e tenha a certeza de fazer a melhor escolha para o seu evento.

Como contratar garçons?

Normalmente, a contratação dos garçons é feita em conjunto com o buffet que vai ser servido na festa. Mas, enquanto os noivos ficam enlouquecidos em escolher as melhores comidas, variações de menu e o tipo de serviço, a contratação desses profissionais — de grande importância — passa despercebida e pode colocar seu evento a perder.

Para não deixar nenhum detalhe escapar, o ideal é que os noivos façam uma lista com itens que devem ser checados na visita ao buffet (para que nada seja esquecido) e com perguntas relacionadas ao serviço de garçons. Peça informações sobre quantos profissionais estarão disponíveis para o seu evento, como eles são treinados, quanto tempo de experiência têm nesse tipo de trabalho e, se for o caso, peça uma demonstração do serviço.

Outra dica importante para ter a certeza de fazer a contratação perfeita é buscar indicações com quem já contratou e/ou referências em redes sociais. Ao ter contato com a opinião de quem já passou pelo buffet, você saberá o que funciona bem e vem sendo elogiado, o que pode não ter dado tão certo assim (e pedir mais esclarecimentos ou reforços na empresa) ou se a companhia checada é uma tremenda furada.

Quais as orientações para escolher garçons para casamento?

Depois que você fizer todas as perguntas sobre o buffet, que se relacionem às comidinhas que são servidas, quantidades e ordem de entrada dos pratos e bebidas, reserve uma parte de sua visita à empresa para saber dos garçons.

Pergunte se eles são treinados para diferentes tipos de serviços (à francesa, à americana ou servir finger foods), quanto tempo de experiência têm, se são fixos da casa ou se são contratados a cada evento.

Ainda sobre treinamento, pergunte quais são as principais orientações passadas pelo buffet para seus profissionais.

  • Quantas entradas fazem no salão com os pratos combinados de serem servidos?
  • Quais as orientações em relação à aparência dos garçons?
  • Quais as orientações sobre educação, tipo de linguagem usada?
  • Qual a vestimenta usada pelos garçons no seu evento? Mais formal? Descontraída?
  • Quais as soluções para possíveis problemas?

Sim! Todo mundo quer uma festa perfeita, mas, às vezes, situações adversas acontecem, e é importante ter uma equipe preparada para contorná-los o quanto antes e evitar que isso afete os convidados. Nesse sentido, pergunte também:

  • quais as orientações para a equipe para o caso de um convidado passar mal?
  • como deve ser atendido um convidado que exagerou na bebida?
  • qual a orientação para responder um convidado mal-educado?

Como dissemos, são situações desagradáveis, mas ter uma equipe treinada e bem orientada para lidar com tudo faz com que esses problemas sejam minimizados e não estraguem a festa. Por isso, não hesite em fazer essas perguntas. O tipo de resposta vai dar uma indicação do nível de preparação do buffet visitado e trazer mais segurança para os noivos, independentemente das circunstâncias.

Qual a quantidade de garçons necessária?

Uma outra questão que merece um tópico especial é a quantidade ideal de garçons para servir seus convidados. Não há nada mais desagradável do que convidado reclamando que não está comendo direito na festa ou com o copo vazio, sem bebida.

Como uma noiva não merece se aborrecer com esse tipo de coisa no seu grande dia, investigue quantos garçons o buffet pesquisado costuma disponibilizar para o seu número de convidados.

A maioria dos buffets costuma trabalhar com uma média de um garçom para atender de 15 a 20 convidados. Essa é a média com a qual o mercado costuma trabalhar para esses tipos de serviço em festas de casamento. Mas na Mansão Marion, além do cuidado com a equipe, treinamentos constantes, o número de garçons para atendimento é de um para cada duas mesas, o que garante o conforto dos convidados e a certeza de um serviço bem prestado.

Além do tipo de serviço para as comidas, é importante destacar como vai ser feita a distribuição de bebidas:

  • serão todas servidas pelos garçons em bandeja?
  • a festa terá algum tipo de bar destacado, servindo itens especiais? Se sim, quantas pessoas estarão nesse ponto?
  • haverá bartenders?

Como vimos, pensar nos garçons da sua festa de casamento não é uma preocupação excessiva, mas parte importante do sucesso desse dia tão esperado.

A quantidade ideal desses profissionais, a sua aparência, educação e presteza podem contribuir significativamente para o sucesso do seu evento e torná-lo ainda mais inesquecível para seus convidados. Já o contrário pode gerar uma má impressão e comentários negativos por um bom tempo, trazendo lembranças negativas para os noivos.

Nesse sentido, concentre-se em escolher garçons para casamento com um buffet que tenha experiência no ramo, preocupação com o treinamento desse tipo de profissional e que disponha um número adequado de garçons para atender seus convidados de modo satisfatório. Com essas regras em mente, o seu evento será sucesso, com certeza.

Caso você precise desse tipo de pesquisa para o seu casamento, que tal entrar em contato com a Mansão Marion? Aguardamos você!

Powered by Rock Convert