Entenda como escolher garçons para casamento e ter um ótimo serviço

Pensar em escolher garçons para casamento pode parecer preciosismo em um primeiro momento, mas, ao constatar que todos os itens da sua festa vão ser servidos por eles e que a simpatia e educação desses profissionais podem fazer a alegria ou causar um mal-estar para os seus convidados, a preocupação se justifica.

De olho nisso, elaboramos este texto para ajudar a escolher os garçons para a sua festa, ter o melhor serviço e um casamento elogiado. Vamos analisar itens como a preparação desses profissionais, a quantidade ideal de garçons para atender seu número de convidados e diferenciais que chamam atenção na hora de servir.

Se você quer uma festa de casamento perfeita, continue lendo e tenha a certeza de fazer a melhor escolha para o seu evento.

Como contratar garçons?

Normalmente, a contratação dos garçons é feita em conjunto com o buffet que vai ser servido na festa. Mas, enquanto os noivos ficam enlouquecidos em escolher as melhores comidas, variações de menu e o tipo de serviço, a contratação desses profissionais — de grande importância — passa despercebida e pode colocar seu evento a perder.

Para não deixar nenhum detalhe escapar, o ideal é que os noivos façam uma lista com itens que devem ser checados na visita ao buffet (para que nada seja esquecido) e com perguntas relacionadas ao serviço de garçons. Peça informações sobre quantos profissionais estarão disponíveis para o seu evento, como eles são treinados, quanto tempo de experiência têm nesse tipo de trabalho e, se for o caso, peça uma demonstração do serviço.

Outra dica importante para ter a certeza de fazer a contratação perfeita é buscar indicações com quem já contratou e/ou referências em redes sociais. Ao ter contato com a opinião de quem já passou pelo buffet, você saberá o que funciona bem e vem sendo elogiado, o que pode não ter dado tão certo assim (e pedir mais esclarecimentos ou reforços na empresa) ou se a companhia checada é uma tremenda furada.

Quais as orientações para escolher garçons para casamento?

Depois que você fizer todas as perguntas sobre o buffet, que se relacionem às comidinhas que são servidas, quantidades e ordem de entrada dos pratos e bebidas, reserve uma parte de sua visita à empresa para saber dos garçons.

Pergunte se eles são treinados para diferentes tipos de serviços (à francesa, à americana ou servir finger foods), quanto tempo de experiência têm, se são fixos da casa ou se são contratados a cada evento.

Ainda sobre treinamento, pergunte quais são as principais orientações passadas pelo buffet para seus profissionais.

  • Quantas entradas fazem no salão com os pratos combinados de serem servidos?
  • Quais as orientações em relação à aparência dos garçons?
  • Quais as orientações sobre educação, tipo de linguagem usada?
  • Qual a vestimenta usada pelos garçons no seu evento? Mais formal? Descontraída?
  • Quais as soluções para possíveis problemas?

Sim! Todo mundo quer uma festa perfeita, mas, às vezes, situações adversas acontecem, e é importante ter uma equipe preparada para contorná-los o quanto antes e evitar que isso afete os convidados. Nesse sentido, pergunte também:

  • quais as orientações para a equipe para o caso de um convidado passar mal?
  • como deve ser atendido um convidado que exagerou na bebida?
  • qual a orientação para responder um convidado mal-educado?

Como dissemos, são situações desagradáveis, mas ter uma equipe treinada e bem orientada para lidar com tudo faz com que esses problemas sejam minimizados e não estraguem a festa. Por isso, não hesite em fazer essas perguntas. O tipo de resposta vai dar uma indicação do nível de preparação do buffet visitado e trazer mais segurança para os noivos, independentemente das circunstâncias.

Qual a quantidade de garçons necessária?

Uma outra questão que merece um tópico especial é a quantidade ideal de garçons para servir seus convidados. Não há nada mais desagradável do que convidado reclamando que não está comendo direito na festa ou com o copo vazio, sem bebida.

Como uma noiva não merece se aborrecer com esse tipo de coisa no seu grande dia, investigue quantos garçons o buffet pesquisado costuma disponibilizar para o seu número de convidados.

A maioria dos buffets costuma trabalhar com uma média de um garçom para atender de 15 a 20 convidados. Essa é a média com a qual o mercado costuma trabalhar para esses tipos de serviço em festas de casamento. Mas na Mansão Marion, além do cuidado com a equipe, treinamentos constantes, o número de garçons para atendimento é de um para cada duas mesas, o que garante o conforto dos convidados e a certeza de um serviço bem prestado.

Além do tipo de serviço para as comidas, é importante destacar como vai ser feita a distribuição de bebidas:

  • serão todas servidas pelos garçons em bandeja?
  • a festa terá algum tipo de bar destacado, servindo itens especiais? Se sim, quantas pessoas estarão nesse ponto?
  • haverá bartenders?

Como vimos, pensar nos garçons da sua festa de casamento não é uma preocupação excessiva, mas parte importante do sucesso desse dia tão esperado.

A quantidade ideal desses profissionais, a sua aparência, educação e presteza podem contribuir significativamente para o sucesso do seu evento e torná-lo ainda mais inesquecível para seus convidados. Já o contrário pode gerar uma má impressão e comentários negativos por um bom tempo, trazendo lembranças negativas para os noivos.

Nesse sentido, concentre-se em escolher garçons para casamento com um buffet que tenha experiência no ramo, preocupação com o treinamento desse tipo de profissional e que disponha um número adequado de garçons para atender seus convidados de modo satisfatório. Com essas regras em mente, o seu evento será sucesso, com certeza.

Caso você precise desse tipo de pesquisa para o seu casamento, que tal entrar em contato com a Mansão Marion? Aguardamos você!