6 dicas para fazer um ensaio Pré Wedding impecável

As fotos de casamento são sempre um marco importante. Entretanto, nos últimos tempos, está se consolidando uma tendência para esses registros que não se resume ao grande dia: estamos falando do pré wedding. Muitos noivos estão procurando formas de viabilizar essa ocasião, obtendo assim ainda mais recordações especiais.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para te atualizar sobre o assunto. Você vai entender o que é o pré wedding e quais são os prazos ideias para realizá-lo, além de dar dicas sobre como organizar e garantir registros lindos. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é pré wedding?

O pré wedding é um ensaio fotográfico que se faz antes do casamento. Os noivos podem optar por fazê-lo para ter lindos cliques juntos, mas também para marcar uma história, momentos ou locais que foram importantes para a união do casal. O ideal é que ele seja feito, pelo menos, 2 meses antes da cerimônia.

O resultado desse ensaio pode ser usado para decorar o local do casamento — num mural ou no hall —, ser utilizado nos convites, colocado em porta-retratos, é útil para a decoração das lembrancinhas e também para fazer uma apresentação da trajetória dos noivos até o dia tão esperado.

Há quem opte por registrar os momentos que antecederam a troca de alianças. Ao pensar em registrar os preparativos da reta final ou em ter as memórias do que foi marcante nessa época, o casal geralmente utiliza roupas mais descontraídas e informais, além de escolher locais inusitados: a regra é não engessar a sessão!

A seguir, demos 6 dicas para fazer um ensaio pré wedding impecável!

1. Inspire o tema na personalidade do casal

Escolher um tema é uma boa ideia para delimitar o design do ensaio. A primeira coisa indispensável: ele precisa refletir a personalidade do casal. O que vocês gostam de fazer juntos? Como se conheceram? Onde passaram momentos marcantes? O que mais gostam um no outro?

Use esses elementos íntimos e pessoais para construir o clima para as fotos. A intenção é que, ao olhar as fotos daqui a alguns anos, vocês possam se transportar para aqueles momentos e sensações, entende? Sendo assim, personalize muito! Deixe tudo com a cara do casal e não abra mão disso por “modelos prontos”.

2. Considere a época do ano

Pode parecer uma dica simples, mas acredite: muita gente compromete o resultado das fotos por não lembrar de considerar a estação do ano, o clima e o horário da sessão. Considerando esses aspectos, é importante esquematizar com certa antecedência.

Lembre-se que esses pontos podem ajudar a construir um cenário ou ir exatamente contra a sua concepção. Imagine fazer um ensaio na praia em um dia extremamente frio. Nada agradável, não é mesmo?

3. Visite o local das fotos

A escolha do local das fotos é parte primordial do sucesso do pré wedding. Vale ressaltar que não precisa ser um lugar exclusivo e fechado. É possível escolher sim locais comuns a todos.

A dica aqui é que visitar os locais antes do ensaio, até para ter noção da movimentação, de como fica durante os horários do dia, da iluminação etc. Dessa forma, você também consegue ir pensando em formas de desenvolver a sessão.

4. Experimente os looks

Para escolher as roupas, você deve considerar o tema e o local, afinal tudo tem que combinar. A dica para o figurino do pré wedding é a leveza. Pense no contraste dos looks com o ambiente e com a construção daquele clima que falamos mais cedo.

Não pense em diversas trocas de roupa, ok? Isso vai dificultar bastante o processo. Caso as trocas sejam imprescindíveis para o conceito escolhido pelo casal, pense em no máximo 3. Nada que comprometa o ensaio.

Você pode, em vez de trocar mil vezes de roupa, incrementar os looks com acessórios. Isso pode dar um efeito muito legal nas fotos. Fica melhor ainda se tais acessórios tiverem sentido na história do casal, não sendo puramente decorativo.

5. Pesquise poses interessantes

O foco do ensaio está na interação entre o casal. É claro que o seu fotógrafo vai ajudar com isso, mas é bom para o casal já ter uma ideia pré estabelecida sobre o que deseja. É romantismo? É diversão? Busque por poses que representem o que vocês querem passar.

O local também vai ajudar com o fator criatividade. Um casal que faz um ensaio na praia, por exemplo, pode registrar tanto os dois juntinhos vendo o pôr do sol quanto bater uma foto da noiva enterrando o noivo. Percebe? Tudo varia de acordo com sua intenção. Há ideias bastante inusitadas: pesquise e escolha algumas para tentar!

6. Busque exemplos criativos

Falando em pesquisar, coloque o pré wedding no seu orçamento e então busque opções que atendam os desejos do casal sem deixar de lado a parte da organização. Alguns exemplos do que pode ser feito:

  • ensaio intimista feito em casa — pode registrar momentos a dois em um ambiente familiar;
  • sessão no campo — o casal pode utilizar a paisagem para garantir as cores e a beleza das fotos;
  • fotos na praia — é um clássico porque sempre dá bons resultados, as opções de estilos e cliques são inúmeras;
  • registros na cidade — o casal pode registrar locais importantes na sua história, onde costumam se encontrar, onde se conheceram e até mesmo marcos da cidade ou locais abandonados para criar uma atmosfera diferenciada.

É claro que também é possível optar por fazer um pré wedding em um local fechado, com decoração e cenários. Para fazer isso com qualidade, você vai precisar de uma equipe especializada, além de recursos para apostar nessa ideia, afinal, os profissionais vão precisar criar elementos que, fora de ambiente controlado, seriam naturais.

Por fim, mas não menos importante: a escolha do fotógrafo faz toda a diferença nos efeitos e resultados das fotos. Lembre-se, também, que elas são tratadas após serem tiradas, garantindo um visual ainda mais deslumbrante. Não erre nessa decisão, ou seu pré wedding pode ir todo por água abaixo.

Como escolher um bom fotógrafo?

Existem muitos pontos importantes a serem considerados para bater o martelo em relação ao profissional responsável pelo seu ensaio. O sucesso do seu pré wedding depende da qualidade das fotografias e da disposição do fotógrafo em ajudar os pombinhos com todos os detalhes que comentamos até aqui.

Busque ver os trabalhos anteriores do fotógrafo ao orçar opções. Além disso, o casal precisa simpatizar com a pessoa que vai registrar esses momentos íntimos para ficar à vontade e tudo mais.

Então considere isso para que seu pré wedding seja impecável! Comece por aqui: confira 5 dicas de escolher o fotógrafo do casal de maneira ideal!

Já conhece as 6 Mansões para casamento na Zona Norte de São Paulo?!