Ensaio Boudoir: entenda o que é e por que você deve fazer

O ensaio fotográfico pré-wedding é um dos momentos mais esperados durante a preparação de um casamento. É quando os pombinhos são clicados às vésperas de um dia especial e têm registrada toda a felicidade que estão sentindo. Mas você sabia que, além dele, existe outra rodada de fotos que pode ser feita pela noivinha antes do casamento e é de arrancar suspiros? Estamos falando do Ensaio Boudoir.

Boudoir é uma palavra francesa que remete à intimidade e é usada para definir o quarto de uma mulher, o espaço usado por ela para se arrumar e dormir. Por isso, a fotografia pegou o termo emprestado e usou para batizar um ensaio íntimo, cujo objetivo é retratar a beleza e sensualidade feminina.

Quer saber mais sobre essa proposta e descobrir como se preparar para um ensaio como esse? Confira, neste post!

Como funciona um Ensaio Boudoir?

O foco do Ensaio Boudoir é registrar a beleza por meio do charme e da sensualidade sem, no entanto, parecer vulgar. Nele, o corpo é valorizado e as lentes buscam captar as curvas femininas em poses que misturam o delicado com o sexy.

Na maioria das vezes, o ensaio acontece no próprio quarto da modelo, por ser o ambiente onde ela fica mais à vontade. Agora, dependendo da preferência, também pode ser em um quarto de hotel, na casa de alguma amiga ou, até mesmo, em um estúdio preparado para esse tipo de fotografia.

O figurino ideal envolve lingeries, camisolas, espartilhos, cinta liga e derivados. O principal ponto é a mulher estar se sentindo linda e sedutora.

Por que fazer?

Para as mocinhas que estão noivas, esse tipo de ensaio é uma bela maneira de tirar um tempo para si mesmas em meio a tantos preparativos e preocupações. É uma forma de desacelerar um pouco para entrar em conexão com o próprio corpo e se enxergar como uma deusa.

Além disso, há outros dois bons motivos para apostar nos cliques: o primeiro é o aumento da autoestima. No Ensaio Boudoir, o fotógrafo está preparado para evidenciar o que há de melhor e mais belo no seu corpo e expressões. O que isso significa? Que o resultado fará com que você descubra pontos fortes que talvez ainda nem conhecia.

O segundo motivo é a possibilidade de surpreender seu amor. Já imaginou preparar um álbum e presenteá-lo com as fotos momentos antes do casamento ou durante a lua de mel? Isso sim é começar o matrimônio com o pé direito!

Como se preparar?

Pois bem, a ideia é incrível, você está decidida a garantir mais essa recordação especial para seu noivado e casamento, mas, e agora? Como se preparar para um ensaio diferente como esse?

Não importa se você é tímida ou ousada, é possível fazer ótimo proveito da sessão de fotos e se sentir bem entregando o seu melhor nos registros. Para isso, existem algumas dicas valiosas, a serem seguidas para acertar na preparação.

Escolha bem o fotógrafo

Esse é o conselho de ouro! Lembre-se de que esse tipo de ensaio exige que você se sinta à vontade com o profissional que fará as fotos. A intimidade entre os dois será decisiva para um bom resultado.

Antes de tudo, avalie se você se sentirá mais confortável com um fotógrafo homem ou uma mulher. Depois, procure conhecê-lo e, se possível, faça algumas reuniões antes do dia marcado para a sessão. Esse tipo de interação é importante para criar uma relação de confiança e também para alinhar as ideias para o ensaio.

Não esqueça também de pesquisar sobre os trabalhos anteriores do fotógrafo e ver seu portfólio. Assim como em qualquer ensaio, é fundamental que saiba o que está contratando e o que esperar como resultado.

Experimente as peças antes

Se for comprar peças especialmente para o ensaio, experimente todas elas antes. Ninguém merece descobrir bem no meio da sessão que aquela cinta liga maravilhosa é muito desconfortável, não é?

Ainda, conferindo tudo com antecedência, você saberá quais são os acessórios e peças que mais valorizam seu corpo e, até mesmo, as cores que quer usar aí vai uma dica bônus: tons neutros são ótimos curingas para destacar seu corpo no Ensaio Boudoir.

Opte por uma maquiagem de acordo

A maquiagem tem o poder de realçar ainda mais a beleza da mulher, então, está liberado caprichar para se sentir ainda mais poderosa, ok?

Entretanto, atenção: cada detalhe do ensaio, do cenário ao figurino, é pensado para criar uma atmosfera bem intimista e natural, então, que tal seguir nessa pegada? A não ser que você não abra mão de se produzir com cores fortes, uma boa ideia é optar por tonalidades mais claras quando for escolher o batom e sombras.

Identifique as partes do corpo que mais gosta

Um bom profissional saberá conduzir o ensaio de modo a extrair o melhor de cada movimento que fizer, mas isso não impede que você destaque suas características favoritas.

Se tem uma parte do corpo preferida, deixe-a em evidência. Você pode, inclusive, avisar ao fotógrafo, que vai propor algumas poses focadas nela. Isso aumentará sua confiança e deixará você ainda mais empolgada com os cliques.

Encare com leveza e diversão

Procure se soltar durante a sessão de fotos. Se a timidez bater em um primeiro momento, lembre-se de que está no seu ambiente, na companhia de um profissional acostumado com esse tipo de ensaio e de que as fotos serão uma lembrança única de uma fase muito especial da sua vida, por isso, merecem estar incríveis.

Uma forma de se distrair das lentes e entrar no clima é ouvindo música, então, use e abuse delas. Prepare uma playlist com as suas favoritas ou aquelas que têm tudo a ver com o ritmo da sessão e vá em frente!

Fique tranquila, haja com naturalidade, procure se manter espontânea e a certeza é de que tudo será agradável e as suas fotografias, deslumbrantes. Afinal, essa é a proposta principal do Ensaio Boudoir e aquilo que o torna tão interessante: mostrar o quanto você é linda assim, exatamente do jeito que é.

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude outras noivinhas a conhecerem os encantos desse ensaio!