4 dicas para escolher o sapato do noivo

Na hora de definir o traje para o casamento, um dos acessórios masculinos mais importantes é o sapato do noivo. Além de completar o visual do homem, os sapatos terão a função de garantir a elegância e o conforto durante a longa jornada do evento, do início da cerimônia à última dança da festa no buffet na Zona Norte de São Paulo. E nessa hora, nem o modelo mais caro e elegante justifica — ou mesmo alivia — um calçado apertado e machucando os pés.

Ao contrário do que se imagina, a escolha do sapato não deve ser feita somente em função das vestes. Para a escolha adequada, é necessária a harmonização de todos os elementos. 

Além disso, vale lembrar que as informações complementares, como o horário e o local do casamento, por vezes, pedem modelos adequados e convenientes às características do evento, seja do mais informal e despojado até os modelos mais tradicionais.

Pensando nesse tema, compartilhamos algumas informações e dicas importantes sobre como escolher o sapato ideal do noivo. Acompanhe!

1. O modelo adequado

Primeiro, sapato não é tudo igual! Hoje em dia, existem diversos modelos de calçados masculinos disponíveis no mercado. A dica de ouro é: para casamentos tradicionais, escolha um modelo de amarrar, clássico e de qualidade, feito de couro, inclusive, o solado (no máximo com detalhes de borracha, para pisos mais lisos) com salto de madeira e poucos apliques, elegante e discreto.

À noite, os sapatos do noivo podem ser envernizados. Eventos durante o dia pedem modelos com menos brilho, mas sempre bem tratados, limpos e engraxados. Se possível, use um sapato novo ou com solado em bom estado, pois ele ficará em evidência quando o noivo estiver de joelhos no altar, por exemplo. Os sapatos dos padrinhos também podem ser um pouco mais descontraídos, inclusive, com modelos sem cadarços, como os Side Gores, mas sempre elegantes e combinando com o traje.

Percebendo essa essência e delicadeza, listamos alguns modelos mais usais de sapatos para noivo. Para começar, é preciso saber qual será o estilo do casamento, e lembre-se de que toda cerimônia exige um dress code adequado. Confira!

Cerimônia tradicional

Se o seu casamento for estilo gala, o traje ideal é o smoking ou terno completo. O sapato do noivo que mais combina é o clássico de verniz. Aposte na cor preta — modelo Oxford, Legarte, ou mesmo o Burford —, preferencialmente, de amarrar e sem muitos detalhes. Nessa situação, menos é mais.

Cerimônia Vintage

Aqui, os trajes costumam ser mais informais. Muitas vezes, os noivos utilizam apenas colete ou suspensórios e complementam o traje com gravatas borboleta, estampada, em tom vibrante, e até chapéu para os mais autênticos.

O sapato do noivo pode ir do sapatênis, tênis à bota de couro. O importante é harmonizar com o traje, estilo e características pessoais.

Logo, todos os elementos escolhidos devem conversar entre si, e é essencial que ele se sinta confiante e confortável. A escolha do sapato para noivo usar no dia do casamento deve ser feita com todo o cuidado e atenção para que tudo saia nos mínimos detalhes.

2. A cor do sapato

Para um visual clássico, a regra para a cor dos sapatos do noivo, padrinhos e convidados é simples: para ternos e fraques pretos ou em tons escuros, como azul marinho e cinza, sapatos escuros, normalmente, pretos. Para os trajes em tons mais suaves e claros, como marrom ou marfim, sapatos marrons. E não se esqueça: calçados brancos somente com roupas brancas.

Procure fugir de sapatos de duas cores ou em cores menos usuais, como vermelho, vinho, cinza, azul etc. — a não ser em cerimônias mais despojadas. As meias, geralmente, combinam com a cor da calça. Ternos escuros pedem meia social preta comprida. Para sapatos marrons e ternos beges, as meias podem ser marrons ou beges. Alguns noivos modernos têm adotado a moda das meias coloridas para descontrair o momento, combinando com os padrinhos ou com a cor do sapato da noiva. Que tal experimentar essa possibilidade?

3. Os sapatos alternativos e despojados

Eventos alternativos e diferentes, de casais autênticos e peculiares realizados em ambientes mais descontraídos, permitem calçados masculinos mais despojados, como modelos feitos em camurça, mocassins e até sapatênis. Mas, para quem vai ficar nos modelos clássicos, mensagens divertidas ou declarações de amor aos times do coração no solado podem garantir um momento de descontração na cerimônia.

4. Os detalhes

Outra dica importante é se atentar ao biótipo, estilo e características do noivo. Para os homens grandes e altos, modelos de ponta quadrada ou oval são uma boa escolha, pois enaltecem o corpo e trazem elegância ao look. Já para os homens menores e baixos, os modelos de ponta fina são as melhores opções, já que alongam o corpo e dão ar de modernidade ao look.

Mas não se esqueça: o que realmente importa é o noivo estar à vontade com a escolha do sapato. É fundamental que o modelo esteja de acordo com o estilo dele e, se necessário, poderá recorrer aos sapatos adaptados e feitos sob medida para disfarçar a altura, por exemplo.

Pronto! Essas são as dicas mais importantes que precisará ter em mente para encontrar o sapato ideal do noivo. Faça mais pesquisas, consulte catálogos completos de produtos e tire todas as suas dúvidas antes de optar por um sapato. Tenha em mente que a combinação entre traje e calçado deve ser perfeita para priorizar os detalhes desse momento tão especial, combinado?

Gostou de saber um pouco mais sobre como escolher o sapato do noivo? Acompanhe, também, o nosso outro post sobre as gravatas para noivos: como escolher a perfeita? Aproveite!