O buquê cascata para noivas é um dos tipos de arranjo floral para o casamento mais imponentes e exuberantes. O formato desse tipo de buquê se assemelha a um cacho de uvas, sendo mais volumoso na parte de cima e mais estreito na parte de baixo.
Até pouco tempo atrás, as pessoas acreditavam que o buquê cascata era um tipo de arranjo indicado somente para as noivas mais altas ou apenas para os casamentos mais clássicos e sofisticados.
Você ama esse tipo de buquê e quer saber mais informações sobre esse acessório e ainda saber detalhes de como usá-lo adequadamente? Então prossiga com a leitura do nosso post e saiba mais sobre esse assunto!
Felizmente, hoje em dia já sabemos que o buquê cascata é uma versão de buquê que ainda é muito adotado nos casamentos e que não necessariamente precisa ser usado pelas noivas mais altas e longilíneas.
Sendo assim, você talvez esteja se perguntando como usar essa versão de buquê se for um pouco mais baixa. Pois bem, a boa notícia é que os modelos de buquê podem ser feitos levando em consideração o biotipo da noiva, justamente com a finalidade de se ajustar perfeitamente ao seu corpo.
Esse ajuste pode ser feito da seguinte maneira: as noivas de estatura baixa e mediana vão optar por modelos de buquê cascata menos volumosos e chamativos, para que seja possível alcançar um visual esteticamente harmônico e equilibrado.
Afinal, o buquê é um acessório muito importante para o look da noiva, mas ele não pode, de maneira nenhuma, se sobressair no visual dela, não é mesmo?
Da mesma maneira que se acreditava que o buquê cascata só poderia ser usado por mulheres altas, até bem pouco tempo a ideia de usar um buquê cascata em um casamento informal era totalmente inaceitável.
O que acontece hoje é que o buquê cascata no formato tradicional, isto é, bastante volumoso, extravagante e imponente, realmente é mais indicado para os casamentos clássicos e formais.
Só que é preciso considerar que os buquês estão repaginados, mais modernos, com estrutura levemente desconstruída, e, nessa hipótese, as versões de buquê cascata podem transitar livremente em casamentos mais informais e descolados, sem parecerem, por isso, deselegantes ou inadequados.
A escolha das flores do buquê de noiva deve considerar uma série de fatores, tais como o modelo do vestido, o horário da cerimônia, o estilo da festa e a proposta de decoração do espaço. Tudo precisa estar na mais plena harmonia e exibir uma conexão, um sentido.
Vale dizer que, na prática, não há nenhum tipo de regra que imponha o uso de uma flor específica para o buquê cascata, e tampouco existe algum tipo de limitação em relação ao uso de alguma flor.
Claro que os gostos e preferências da noiva devem ser levados em conta na hora da escolha das flores para o arranjo. Mesmo assim, vale ressaltar que existem flores que já reproduzem o caimento desejado para o buquê cascata ficar perfeito. Por essa razão, essas flores acabam sendo as mais usadas!
As mais comuns são as orquídeas, as callas, as tulipas e o copo de leite, tudo em função das longas hastes que todas têm em comum e que facilitam o movimento natural do buquê.
A escolha das cores para o buquê também tende a ser um tema que suscita muitas dúvidas entre as noivas. E, mais uma vez, os outros elementos da produção deverão ser considerados nesse momento.
Dessa maneira, o conselho é que as noivas escolham flores mais claras e neutras, como branca e bege, se o modelo do vestido for bordado ou com muitas texturas rendadas, por exemplo.
Já se o tecido do vestido de noiva for liso, sem muitas informações, será possível apostar em folhagens e cores mais vibrantes para que se conquiste um estilo poderoso.
O buquê no formato cascata precisa combinar com o vestido a fim de proporcionar para a noiva um visual equilibrado e bonito.
O look da noiva em si, independentemente do estilo pessoal dela, já carrega muitos elementos: o véu; a grinalda; as joias, como brincos e pulseiras; além, é claro, do buquê e do sapato.
Sendo assim, é importante considerar todos esses detalhes e buscar uma harmonia entre eles, de modo que, vestidos muito bordados e rebuscados, pedem buquês com poucas variações de flores, para não poluir o visual.
Por outro lado, vestidos mais lisos podem e devem ser acompanhados de buquês mais extravagantes, com mix de flores e texturas.
Uma dúvida muito comum entre as noivas é como segurar corretamente o buquê cascata.
Segundo a oftalmologista particular Camilla Duarte que casou recentemente, a dica para se sair divinamente bem na hora de entrar na cerimônia carregando um lindo buquê, seja ele cascata ou de outro modelo, é apoiar o arranjo suavemente no ossinho do quadril.
Essa ideia é praticamente uma estratégia para disfarçar o nervosismo e a ansiedade desse momento, pois caso a noiva esteja trêmula, esse apoio sutil vai conferir mais segurança e tranquilidade para a sua caminhada até o altar.
Como demonstramos ao longo de todo o texto, é fundamental combinar o buquê cascata com o estilo e personalidade da noiva e, ainda, com a proposta de decoração do casamento. Todos esses aspectos precisam estar em plena harmonia e equilíbrio, de modo que nada se sobreponha à beleza da noiva e, mais ainda, ao verdadeiro significado desse momento mágico.
Agora que você já sabe tudo sobre o modelo de buquê cascata para noivas, inclusive como usá-lo e como combiná-lo, continue com a leitura e conheça o significado do véu e da grinalda e aprenda como escolher esses acessórios tão importantes para o seu grande dia!