Véu e grinalda: conheça o significado e saiba como escolher o seu

Não é difícil encontrar alguma moça que afirme o quanto quer casar de “véu e grinalda”. Você já foi uma dessas? E na hora em que o sonho se torna realidade e você tiver que determinar qual será o modelo usado no grande dia? Fique sabendo que estamos aqui para ajudá-la a encontrar os modelos ideais.

O post de hoje é sobre esses acessórios que fazem a cabeça das noivas desde sempre. Vamos contar um pouquinho sobre a história desses enfeites e depois você fica sabendo como determinar o melhor modelo para o seu grande dia.

Ficou curiosa? Tem muito esperando por você! Siga a leitura e fique por dentro de como fazer a melhor escolha!  

Qual é o significado do véu e grinalda?

Não dá para afirmar que o véu e a grinalda fazem parte dos casamentos desde sempre, mas o que dá para ter certeza é que faz muito tempo que eles estão presentes nos looks das noivas.

Sobre o véu, o que se sabe dizer é que ele tem origem grega e romana. Segundo a crença do povo antigo, a noiva era o maior alvo dos maus espíritos.

Como forma de protegê-la e confundir os espíritos ruins, cobria-se o seu rosto com panos (daí surge a ideia do véu), além de fazer com que várias pessoas, vestidas da mesma forma e segurando um buquê, a acompanhasse (surgindo assim as damas de honra).

Os véus não caíram em desuso com a chegada do cristianismo, mas passaram a carregar um significado diferente: o tecido cobrindo o rosto das noivas correspondia à modéstia e à castidade.

Já as grinaldas ganharam um significado bastante prático: basicamente, para diferenciar a noivas das convidadas. O tamanho também era importante, quanto maior o adereço, mais riqueza e status a noiva carregava consigo.

Normalmente, as grinaldas carregam referências naturais como flores e folhas. Imagens que correspondem às coroas floridas, muito utilizadas pelas noivas na Idade Média. O estilo primaveril também carrega significado: esperança de colher frutos, renovação da natureza e melhores tempos.

Quais são os tipos de grinalda de noiva?

Há diversas maneiras de incluir adornos no cabelo das noivas. As grinaldas — acessórios utilizados para coroar a noiva — são muito utilizadas, pois oferecem um estilo delicado e requintado à composição de estilo. Veja agora alguns exemplos de grinalda!

  • coroas: não são muito utilizadas hoje em dia, mas ofertam um ar de reinado à noiva. São, geralmente, altas e pontiagudas, cobertas com pedrarias; 
  • tiaras: flexíveis ou não, as tiaras são opções bastante comuns entre as noivas. Podem assumir formato de arco ou apenas envolver o coque;
  • testeiras: como o próprio nome já orienta, as testeiras são acessórios que ficam na testa ou próximo à raiz do cabelo. Geralmente são prata ou douradas e acompanham pedrarias.

Como escolher os melhores véu e grinalda para o casamento?

É claro que temos ideias para você arrasar no altar! Preparamos diversas dicas para você fazer uma escolha certeira quando for determinar o véu e a grinalda. Acompanhe a leitura e entenda!

Considere o formato do rosto

Criar um look harmonioso pode parecer uma missão difícil, mas o que se deve notar é que cada noiva é única. Assim como quando for escolher o vestido você deve levar o seu formato de corpo em consideração, a forma que o seu rosto assume determina os acessórios ideais. Veja:

  • rostos redondos: os véus ideais para essa característica são os que caem junto à face;
  • rostos quadrados: as noivas com essa características devem preferir os véus mais compridos, justamente para suavizar os traços; 
  • rostos ovais: as noivas com esse formato de face podem abusar dos acessórios, já que essa é a forma mais assimétrica. Portanto as testeiras, coroas e tiaras caem muito bem;  
  • rostos muito compridos: para suavizar a característica o ideal é contar com os véus cascata, incrementados com acessórios de adorno, como tiaras e coroas;
  • rostos triangulares: os véus que mais ornam com rostos triangulares são os que começam na parte posterior da cabeça, como o clássico modelo capela.

Fique de olho nas tendências

Assim como qualquer moda, a moda noiva também segue tendências. Obviamente o clássico sempre cai bem, mas, para as noivas mais ousadas, vale a pena observar as atuais modas:

  • bordados personalizados no véu: o nome dos filhos, caso já tenham, ou as iniciais do casal são boas pedidas e estão em alta;
  • acessórios celestes: presilhas, arranjos e acessórios que remetem ao céu, como estrelas e luas;
  • apetrechos dourados: a cor está super em alta, substituindo o tradicional prata ou ouro branco.

Leve em consideração seu gosto pessoal

Lembre-se que é um dia de festa e comemoração, as fotos do seu casamento acompanharão a sua família por muitos anos. Exatamente por isso você deve se sentir linda e confortável com o que tiver escolhido.

Nada de se obrigar a vestir algo só porque está estampado na revista! A dica é que você prove todas as opções e escolha a que mais satisfizer. Tudo o que for vestir nesse dia deve ornar com a sensação principal do momento: felicidade!

Faça questão de estar confortável com todos os detalhes da sua vestimenta, se possível faça o teste com o look completo, incluindo penteado e make.

Pense no estilo do casamento

Se você está planejando casar na praia ou em um ambiente ao ar livre é mais coerente escolher acessórios que não tenham muito brilho. Pedrarias opacas ou transparentes, flores e folhas caem muito bem. Prefira véus leves e finos e penteados mais despojados.

Mas se o seu casamento for se passar em um salão fechado e acontecer durante a noite, vale a pena investir em acessórios mais carregados, cheios de brilho. Além de véus mais presentes como os tradicionais drop — que caem sob o rosto da noiva e são bastante longos. 

Você já deve ter percebido que a escolha correta do véu e grinalda fará toda a diferença na composição do look, no sucesso da sua festa de casamento e também no seu sentimento durante o dia, que será eternizado pelas fotos e gravações.

Faça questão de aprovar tudo! Aliás, para não errar nesse momento, aproveite para ler sobre as provas a noiva deve fazer antes do casamento!