Saiba quais provas antes do casamento a noiva deve fazer

A tensão pré-casamento costuma atingir mais intensamente as noivas, sobretudo, nas semanas anteriores à cerimônia. Uma mistura de sentimentos, como a expectativa da vida a dois, a correria dos afazeres, o trabalho extra e, consequentemente, a organização do evento, são fatores que contribuem para o aparecimento de ansiedade e estresse.

Para orientar quais são as principais provas antes do casamento que devem ser feitas pela noiva, compartilhamos, a seguir, algumas sugestões para que você possa ordená-las em uma checklist e prepará-las de forma tranquila e eficiente.

Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de ler este post!

Provas com checklist 

Montar uma checklist de provas antes do casamento é uma das melhores maneiras de se organizar para o grande evento. Como a tradição envolve inúmeras considerações e etapas para correr atrás e testar, é sempre importante contar com um bom planejamento para que tudo saia de acordo com o esperado.

Sendo assim, nada melhor que montar uma lista completa com todas as tarefas que precisam ser executadas. Dessa forma, é possível visualizar com mais clareza o que já foi definido, o que está em andamento e o que ainda está por vir.

Como visto, uma das maiores vantagens de listar as prioridades é a visibilidade de ter uma melhor dimensão das provas em curso e as finalizadas. Dessa forma, é ainda mais interessante organizá-las segundo o prazo estipulado para serem feitas ou com a urgência.

Prova do vestido de noiva

Chegou o grande momento: o vestido de noiva. A escolha do vestido está entre as prioridades de boa parte das mulheres. O planejamento para encontrar a modelagem adequada, o tecido mais bonito e o caimento perfeito começam cedo. Por isso, busque fazer uma pesquisa prévia para entender as suas preferências e gostos, e assim adaptá-los durante as provas de ajustes.

Durante os encontros, aproveite a oportunidade e leve os acessórios complementares, como sapatos, joias, acessórios de cabelo, véu etc. Ou ainda, na última prova do vestido de noiva, marque o teste de penteado e maquiagem para o mesmo dia e avalie os detalhes em conjunto. Assim, você poderá ter uma noção clara de como estará o seu visual para o grande dia.

Não se esqueça ainda que esse é um momento muito emocionante e pode render lindas fotos, se puder, leve seu fotógrafo e aguarde o resultado! Com certeza renderão belas imagens e recordações.

Prova do buquê

Com grande relevância para compor o look da noiva, o buquê merece ser incluso na listinha de prioridades, já que ele é um elemento que boa parte das mulheres idealiza junto com o vestido. Além do mais, o buquê faz parte do planejamento do casamento. Dessa maneira, encontre as suas flores favoritas e solte a criatividade para ter grandes ideias de enfeites.

Em formato de cascata, braçada, taça, única flor, redondo, entre outros, existem diversas variedades e formas de buquê. Cada uma delas pode (e deve) combinar com o estilo do evento e com o casal. Quando a noiva decide quais flores vão compor o buquê, é preciso acontecer uma prova para a aprovação e a combinação dos detalhes em geral.

Prova do penteado e maquiagem

Penteado e maquiagem para noiva são detalhes que fazem toda diferença no visual. Por isso, para evitar qualquer imprevisto que envolva esses itens, o ideal é fazer provas com antecedência.

Ao testar o penteado e a maquiagem, a noiva consegue visualizar com calma como ficará sua escolha junto com o vestido. Além disso, na prova, você consegue ter ideia do tempo que gastará para ficar pronta e também se está confortável ou não com os profissionais escolhidos.

Antes de tudo, agende seus testes com antecedência. Eles podem ser feitos pelo menos dois ou três meses antes, no espaço que você escolher. Inclusive, alguns profissionais já oferecem esse serviço independentemente e ainda existem aqueles que são especializados.

Vale ressaltar ainda que a prova do penteado e da maquiagem de noiva não é necessariamente única. Na verdade, não existem regras para isso. Você pode fazer quantas vezes quiser, o que vai dizer é sua segurança com relação ao resultado.

Prova dos acessórios e joias  

Os acessórios e as joias que as noivas usam para personalizar ainda mais o look do seu grande dia são de grande importância, pois são peças fundamentais para demonstrar classe e bom gosto.

De nada adianta estar com um fabuloso vestido de noiva e pecar nos acessórios. É sempre bom lembrar de que a elegância é sinônimo de simplicidade e que o menos é mais. Listamos algumas opções de acessórios para inspirar você a compor o look:

  • brincos;
  • anéis;
  • pulseiras;
  • colares;
  • tiaras, coroas e porta-coque;
  • véu, grinalda e mantilha;
  • entre outros.

Prova do buffet

A procura do melhor buffet de casamento também é uma fase importante da organização do casamento. Dessa maneira, tenha em mente o cardápio que deseja servir e busque por fornecedores que são especialistas nesse quesito. Além disso, busque fazer uma reunião para determinar todos as predileções e provar amostras dos pratos. Não se esqueça também de firmar um contrato com todos os profissionais escolhidos.

Escolher acertadamente o cardápio que será servido no dia do casamento é uma das decisões mais especiais, sendo um diferencial entre um casamento espetacular e uma celebração não tão emocionante. Seguindo essas dicas simples, atreladas a uma boa degustação, você encontrará o menu perfeito.

Prova do hotel 

Apesar da cerimônia e da celebração serem momentos importantes em um casamento, a lua de mel é especial, visto que marca o início de uma vida a dois. Dessa forma, não se esqueça de garantir um bom lugar para que esse momento seja ainda mais especial.

Assim, é preciso ressaltar a importância de fazer uma reserva antecipada, com o intuito de garantir o destino dos sonhos. Logo, é importante ressaltar as prioridades antes do casamento. No entanto, não se esqueça de incluir também o planejamento do pós-casamento na sua checklist, que tal?

Prova dos músicos

Os músicos são outra escolha necessária, tanto para a solenidade quanto para a comemoração. Quem não gosta de música, não é mesmo? Por essa razão, tente decidir entre orquestras ou cantores, bandas, duplas ou DJs, entre outras opções. Lembre-se também de escolher aquela música especial para tocar depois do “sim” ou, ainda, para a valsa dos noivos.

Como você pôde perceber, fazer um bom planejamento incluindo as provas antes do casamento pode ser um pouco trabalhoso, mas sem dúvidas é de grande utilidade para a organização do evento e, consequentemente, para o sucesso e bem-estar do casal. Portanto, não deixe de fazer as principais provas e estabelecer suas preferências de forma antecipada, a preparação para esse dia necessita de cuidados anteriores e atenção aos detalhes.

Gostou do post? Então, aproveite a visita a nosso blog e saiba os 4 erros na maquiagem da noiva que você deve evitar!