Muitos noivos ficam em dúvida na hora de escolher entre chá de panela, chá de lingerie ou chá bar como tradição de pré-casamento. Geralmente, é realizado apenas um desses eventos. Por isso, é fundamental pensar bem em suas finalidades e no que combina mais com o perfil do casal.

Primeiro, você precisa entender cada um deles, conseguindo, assim, direcionar a sua escolha. Para ajudar nessa missão, hoje trouxemos este artigo com o que você precisa saber sobre o assunto, além de dicas para seguir e não errar. Que tal ficar por dentro? Continue lendo e descubra!

Quais são as tradições de pré-casamento?

Chá de panela

O chá de panela é, provavelmente, o mais tradicional entre os três tipos abordados aqui. Nele, algumas pessoas próximas são convidadas a presentear o casal com utensílios para a casa. Mais comum entre a noiva e outras mulheres, acompanha também aquele momento de adivinhação dos presentes versus o pagamento de uma “prenda”.

É comum que os noivos organizem aquilo que é necessário — coisas mais baratas, diferentemente do que ocorre na lista de presentes do casamento — e, assim, alguém fique encarregado de distribuir esses “pedidos”. A festa, também conhecida como chá de cozinha, funciona mais ou menos como os conhecidos chás de bebê.

Chá bar

Ao explicarmos o chá de panela, lembre-se de que estamos falando do que é feito tradicionalmente. Entretanto você não precisa se apegar a esses moldes caso julgue que eles não representam seu estilo de vida. Nesse caso também temos o chá bar, que traz uma visão mais moderna sobre o assunto.

O chá bar não é exclusividade das mulheres — como costuma acontecer no chá de cozinha —, mas todos são bem-vindos e estão convidados a trazer presentes e participar das brincadeiras. Essa é uma forma de juntar todas as pessoas próximas ao casal, sejam homens ou mulheres, conhecidos entre si ou não.

Chá de lingerie

Enquanto no chá bar são alçados presentes para a casa e elementos para o bar — geralmente é assim que se divide entre mulheres e homens, mas, novamente, adeque ao que é melhor para você —, o chá de lingerie traz uma proposta um tanto quanto intimista, já que o propósito não é ganhar coisas para a casa ou cozinha, mas sim itens para usar na vida a dois.

Há quem se limite a elementos que são considerados bons para serem usados na lua de mel, como as próprias lingeries. Geralmente, esse evento é feito apenas para as noivas e suas convidadas. Por abordar um assunto mais íntimo, é bom pensar sobre quem convidar, aliás.

O entretenimento também muda nesse tipo de momento. Há empresas especializadas nisso, fornecendo uma festa bem animada e se encarregando de deixar o constrangimento de lado. Nada impede o noivo de fazer o mesmo com seus amigos. Embora não seja usual, inovar sempre é uma opção (e pode render fotos engraçadas!).

Despedida de solteira

O chá de lingerie também pode servir como opção para “enfiar o pé na jaca” — da melhor forma possível. As despedidas de solteiro estão cada vez mais em alta aqui no Brasil. Geralmente, se encarrega uma madrinha e/ou um padrinho de garantir o entretenimento dos noivos. 

A despedida de solteira pode ser uma noite em um bar, a ida a uma balada, ou até mesmo reunir as amigas para dormirem juntas e aproveitarem a ocasião. Você pode, por exemplo, convidar as madrinhas para passar a noite com você, em um hotel ou em casa, beber, dançar, enfim, até é possível colocar o chá de lingerie na programação: a escolha é sua!

O que diferencia um chá do outro?

O que diferencia o chá de panela, chá bar e o chá de lingerie é propriamente o tipo de festa. São propostas distintas que devem ser gerenciadas de maneiras específicas. Elas têm rendimentos diferentes, de acordo com o objetivo. Dependendo de como o casal decidiu realizar sua tradição pré-casamento, tudo vai variar:

  • a lista de presentes;
  • o tema;
  • o tipo de entretenimento ou grau de animação;
  • quem são os convidados;
  • qual é o tempo de duração (isso impacta no custo de receber as pessoas);
  • qual é o foco do evento;
  • qual vai ser a decoração;
  • como serão oferecidos os comes e bebes;
  • se vai ter lembrancinha etc.

Enfim, há muito em que se pensar. Isso da proposta é importante. Há quem realize o chá bar a fim de reunir os amigos antes do casamento, fazendo sim uma lista de presentes, mas dando ênfase aos comes e bebes que os próprios convidados levam.

Assim, o momento ganha outro significado e demanda foco em pontos diferenciados, como o local, a música, as fotos etc. Então é fundamental fazer a escolha com certa antecedência do casamento, afinal, é necessário organizar todo o evento de acordo com a modalidade escolhida. 

O que levar em consideração na hora de escolher?

Agora que você já entendeu mais ou menos como funciona cada um desses chás, é importante que, para não errar na escolha, você tenha em mente as seguintes variáveis:

  • qual é o objetivo — guiado pelas necessidades do casal;
  • quem você pretende convidar;
  • qual tipo de festa vai ser.

Um casal que não tem a cozinha montada, por exemplo, pode considerar um chá de panela ou chá bar mais produtivo. Enquanto isso, se vocês já tem tudo o que precisam, o chá de lingerie pode ser uma boa opção para juntar as amigas e ter um momento de descontração antes do casamento (aproveitando para ganhar presentes, claro).

Quantos desses eventos posso realizar?

Embora não seja um costume, você decide se quer ou não fazer mais de um chá. A verdade é que, na prática, pode até ser mais simples separar os públicos para cada ocasião. Você pode, por exemplo, preparar um chá de panela para as famílias, um chá bar para os amigos do trabalho de cada um dos noivos e um chá de lingerie para as amigas íntimas.

Devemos chamar sua atenção aqui para o fato de que cada um desses momentos exige uma certa organização, concorda? Além disso, há um certo custo envolvido em receber as pessoas. Sendo assim, dê atenção a esses contrapontos também antes de decidir. Não se esqueça de confirmar presenças, para não gastar à toa na recepção.

E aí, já sabe se vai de chá de panela, chá bar ou chá de lingerie? Temos uma última dica para você: acompanhe diversas inspirações e tendências para o seu casamento no Instagram da Marion @mansaomarion

Powered by Rock Convert