Decoração de casamento na primavera: conheça as maiores tendências

Dias claros de sol, com temperatura mais alta, mas não o suficiente para fazer os convidados derreterem de calor. Com este perfil, a primavera acaba sendo a estação queridinha das noivas para se casar. A estação possibilita cerimônias ao ar livre, durante o dia ou à noite, e também um clima bucólico que fica bem em qualquer salão ou espaço fechado.

Pensando nisso, reunimos dicas e tendências incríveis de decoração de casamento na primavera para você tornar o seu grande dia inesquecível. São indicações de cores, flores, bolos da moda e tudo mais que você precisa para ter um casamento fabuloso.

Pegue o seu bloquinho e anote todas as dicas deste post já!

Defina um estilo

A primeira coisa a ser feita é definir um estilo para o seu casamento. Você quer ser uma noiva mais moderna ou romântica? Quer uma decoração mais rústica ou clássica?

Esse direcionamento é importante porque várias dicas e tendências combinam mais ou menos com uma linha, algumas podem ser adaptadas e misturadas ao seu estilo e outras podem virar um desastre se adotadas fora do tom.

Além disso, durante os preparativos para um casamento, você vai ver tanta coisa que, se não tiver um perfil muito bem definido sobre o tipo de noiva que você é, vai pirar.

Abuse das flores na decoração

Agora que você já definiu um perfil, chegou a hora de idealizar (e realizar) o seu casamento na primavera. Uma das vantagens de se ter um casamento nesta estação é poder usar e abusar da quantidade e da qualidade das flores disponíveis.

E, para arrasar com que existe de mais moderno neste setor, que tal usar flores tropicais, elementos aéreos com flores e flores com cores quentes na sua decoração?

Os arcos e painéis de flores também continuam com tudo — e podem ser uma boa solução de decoração caso haja problema com espaço —, e há ainda quem aposte em flores de papel para a composição de alguns espaços.

Outra tendência forte são os arranjos de orquídeas e flores do campo, e o uso das samambaias.

Só tenha cuidado com a temperatura mais alta e que pode afetar a beleza das flores. Elas precisam ser conservadas em câmaras frias antes da cerimônia e ficar em local bem arejado durante a festa. O ideal é que o lugar tenha ar-condicionado .

Em caso de casamento na praia ou ao ar livre, opte por usar folhagens e flores mais resistentes como as lisianthus. Para outras situações, considere girassóis, copos-de-leite e hortênsias.

Coloque cores na sua festa

Além das flores, a primavera também remete a ideia de cores, de visual colorido, que pode servir de inspiração para a sua festa de casamento. Uma delas pode vir das chamadas cores do ano, como o púrpura da escala Pantone, batizada de Ultra Violet, e eleita a cor de 2018. Uma combinação dela com verde e branco fica lindo e foge de qualquer obviedade. Considere ainda outros tons quentes como o laranja, o pink e o amarelo.

Outra tendência forte na decoração de casamentos são os tons metálicos e perolizados, que podem aparecer em itens da ornamentação, no bolo e até no extra festa, como no convite. Os  tons mais em alta são o ouro e o bronze.

Escolha os móveis e outros itens de decoração

Na hora de escolher os móveis e outros itens de decoração da festa, é o momento em que você vai precisar ser mais fiel ao estilo de decoração definido por você. Ele ser a diretriz na escolha de móveis mais tradicionais ou combinações mais rústicas, como a do estilo boho chic.

Para as festas mais tradicionais, a tendência é apostar em cadeiras diferentes ou na cenografia das mesmas. Já para as festas mais moderninhas, use móveis inusitados — como baús e máquinas de escrever —, para compor a mesas de doces ou de bem-casados. Decore ainda com livros ou objetos pessoais dos noivos, quase numa linha cenográfica.

Outras tendências fortes são o uso do ferro, das fibras naturais, da madeira e da madeira de demolição. Móveis coloridos também são bem-vindos. Neste caso, opte por flores mais neutras.

Sobre os tecidos que ajudam a decorar a festa, opte por uma cor neutra como base, como o bege ou o cinza, e faça combinações com outras cores ou com estampa. Uma noiva mais clássica pode arrasar com uma festa em tons pastel e verde escuro, tipo greeneray (cor da Pantone em 2017), fica lindo.

Já uma noiva mais moderna pode fazer composição de rosa, azul e amarelo bebê para uma festa durante o dia. Ou usar uma cor dessas cores como base e combiná-la com poá, a famosa bolinha.

Os tapetes geométricos e os arranjos desconstruídos também são o que há de mais moderno para quem quer uma decoração mais descolada. Lâmpadas de filamento de carbono, velas e lustres estilizados também dão um toque especial na festa.

Aposte em um bolo colorido

Quem disse que bolo de casamento tem que ser branco? Aposte em um bolo colorido e com cinco ou seis camadas. O naked cake continua em alta e ganha pontos extras se vier arrematado com um lindo topo de bolo de flores. Estas podem ser verdadeiras ou feitas de açúcar.

Se quiser cobertura, aposte na pasta americana colorida ou nas pinturas feitas à mão. O grande astro da mesa pode ganhar ainda toques metálicos que estão em alta.

Adapte seu vestido de noiva à estação

Até o vestido da noiva pode entrar no clima da primavera. Se você não abre mão do clássico branco ou tons de branco, aposte em tecidos mais fluídos, que tragam leveza para o visual, como a organza e o tule; e recorra a aplicações de flores de tecido.

Para a noiva adepta de inovações, que tal levar um toque colorido para a peça? Pode ser por meio de aplicações de bordado, de uma fita de cetim marcando a cintura ou do próprio tecido que compõe o vestido. Considere ainda usar uma saia removível, ideal para quem não abre mão de um vestido com uma cauda longa, para a hora da cerimônia, mas quer conforto e mobilidade para a festa.

Veja dicas extras para sua decoração de casamento na primavera

Um casamento é feito de muitos detalhes, que devem ser planejados minimamente. Além das dicas de decoração, separamos mais algumas informações quentinhas para que tudo saia perfeito.

Se fizer casamento ao ar livre, que tal dar um leque de madeira para os convidados afastarem o calor durante a cerimônia? Lembre-se ainda de disponibilizar repelentes nos kit toilettes.

Um caminho feito de pétalas para marcar a entrada da noiva, ou dos convidados no salão, é lindo e muito romântico.

Gosta de elementos rústicos? Além dos móveis de madeira ou madeira de demolição, considere usar cestaria para decorar a festa. Elas podem ser do tipo neutras ou mais elaboradas, como as do tipo indígenas ou africanas.

Já se você faz a linha noiva romântica, que tal providenciar guirlandas de flores para as costas das cadeiras dos seus convidados. Fica lindo, simples e muito primaveril.

Como vimos, dicas para fazer uma decoração de casamento na primavera de forma impecável é o que não faltam. Seja para a noiva mais moderna ou para a mais clássica, tem novidades para todos os gostos.

Agora que você já tem uma ideia de como quer o seu casamento, que tal entrar em contato com a  Mansão Marion e começar a planejar já o seu grande dia?