Miniguia para montar o e-session perfeito

Montar um e-session ideal não é uma tarefa fácil. Afinal, os noivos precisam reunir elementos que traduzam a história romântica de suas vidas em belas imagens. Considerado como uma das principais tendências entre os casamentos, esse tipo de ensaio é feito de forma temática para ser exibido durante a festa.

No entanto, não existem regras e você pode personalizar as fotos com a intenção de criar uma identidade visual única. Tudo depende da temática de sua cerimônia e do direcionamento de outras escolhas, como os convites, a decoração, as lembrancinhas e o momento em que se inicia a festa.

Quer saber mais? Vamos mostrar um miniguia essencial dos preparativos de seu casamento. Acompanhe!

Ouse nos acessórios

Se você deseja transmitir todo o amor da relação entre o casal, é preciso investir em um cenário diferenciado. O segredo está em expressar detalhes da personalidade de ambos em acessórios ousados para se destacar na visão dos convidados.

Então, ao montar uma temática que se encaixe com suas preferências, pense antecipadamente nos detalhes que podem agregar charme ao conceito final. Por exemplo, em ensaios em locais abertos e com luz natural, contar com uma lousa informando o nome dos noivos costuma ser muito simpático.

As sombrinhas coloridas também são de extremo bom gosto — especialmente quando a noiva veste um traje branco por conta do contraste das cores. Tudo depende da história que o e-session deseja contar para deixar o resultado encantador.

Escolha um cenário significativo

Os olhares de afeto entre os noivos se tornam ainda mais significativos nas imagens quando o cenário tem relação com a história de amor. Pode ser um parque próximo à casa de um dos dois, o bar onde se conheceram ou uma praia. O mais indicado é que a paisagem tenha lembranças boas e uma beleza impactante.

Com isso, fica bem mais fácil passar um ar de naturalidade capaz de emocionar a todos por garantir imagens belíssimas. Os cliques de entrosamento são um verdadeiro diferencial no momento de conseguir um álbum tocante.

Dessa forma, fuja de poses forçadas que podem até ser fotogênicas, mas que perderão o significado para as pessoas mais íntimas. Conheça outras sugestões de lugares que ficam lindos no e-session:

  • estrada;
  • museu;
  • campo;
  • serra;
  • parque de diversões ou parque aquático;
  • jardim;
  • cachoeira;
  • escadarias;
  • pontos turísticos de sua cidade.

Considere o dia e o horário das fotos

É claro que toda noiva deseja valorizar sua beleza com uma luz natural impecável, não é mesmo? Por isso, fique de olho no dia e no horário do ensaio para conseguir fotos legais. Ao escolher um período ruim, a qualidade da imagem vai ser baixa — mesmo que o cenário seja o mais deslumbrante possível. 

Quando existe o olhar apurado de um profissional por trás da câmera, o melhor momento para conseguir fotografar costuma ser duas horas depois do sol nascer ou se pôr. Para você ter uma ideia de como essa luz ao ar livre é mágica, os especialistas costumam chamá-la de “horário de ouro”.

Leve opções de roupas

Além de considerar a luz ideal para o início das fotos, você também precisa escolher opções de roupas que valorizem a beleza do cenário. Tenha em mente que todo o processo funciona de maneira conectada. Ou seja, é preciso cronometrar muito bem o tempo para não perder nenhum segundo de luz boa.

Sendo assim, comece suas pesquisas com bastante antecedência e monte um cronograma detalhado e com horários precisos. Avalie quanto tempo será necessário para a preparação do visual, mas sem deixar de lado a estrutura indicada do local escolhido.

Não se esqueça de que os trajes apresentados devem refletir seu gosto pessoal. Por mais que a ideia envolva criar personagens, sinta-se confortável na brincadeira. Assim, as fotos ficam diversificadas e parecem ter sido feitas em dias alternados. Sem contar que caso aconteça qualquer imprevisto, peças reservas ficam disponíveis. 

Contrate um excelente fotógrafo

Como já citamos anteriormente, o profissional de fotografia deve ter um gosto apurado para compreender os desejos do casal. Portanto, antes de fechar o serviço, converse pessoalmente com o candidato e peça exemplos de trabalhos anteriores para avaliar o seu estilo de imagens.

Pode até não parecer à primeira vista, mas se sentir bem na presença de quem faz as fotos é um fator decisivo para a qualidade do material. Quando existir prazo suficiente, separe até três orçamentos e marque uma reunião com cada um.

Essa é uma estratégia eficiente para contar o que você deseja para o ensaio a partir de uma percepção do comportamento do fotógrafo. Ao embarcar nesse universo, leia também comentários online em relação à experiência de outras noivas e tire todas as dúvidas antes do dia marcado.

Busque referências na internet

Quando os noivos estão sem ideias para criar a temática ideal, a internet tende a abrir um grande leque de possibilidades. O motivo disso é que você pode ver fotos do mundo inteiro com a mesma proposta de e-session.

Ao conhecer melhor como funciona o processo de produção, torna-se mais simples buscar inspirações que ajudam a definir espaços e acessórios que podem ser usados. Observe também as atividades praticadas pelos noivos nas fotos. O melhor é que seja algo que já faça parte da sua rotina.

Muitas vezes, basta ser criativo e pensar fora da caixinha para alcançar um impacto diferente. Pense sobre paixões individuais, como tocar violão, cozinhar, brincar com cachorros ou praticar esportes. Tudo pode ser relacionado, desde que tenha um toque de romantismo e se encaixe na proposta. Veja sugestões de temas:

  • motos turbinadas;
  • carros antigos;
  • estilo vintage;
  • times de futebol;
  • vinhos;
  • filmes;
  • piquenique;
  • quadrinhos;
  • balões coloridos;
  • livros.

Fuja dos clichês

Mesmo quando o relacionamento com o fotógrafo encontra o tom certo, as fotos podem ficar carregadas de clichês. Por exemplo, há alguns anos, a tendência do e-session girava em torno das piadas em que o noivo pedia socorro nas fotos. Certamente, você já deve ter visto algo do tipo.

Essa brincadeira foi engraçada durante um tempo, mas depois se tornou ultrapassada. Uma das principais razões é que o conceito do ensaio envolve o lado romântico da união e deve focar na cumplicidade entre o casal para ser usado como uma parte emocionante do casamento.

Pronto! Agora você já sabe como montar o e-session perfeito para o seu grande dia. Além de ser um charme, o ensaio ainda funciona como uma etapa muito importante do ritual antes da cerimônia. Todo esse processo aumenta a cumplicidade do casal e registra memórias eternas que se tornam muito valiosas no futuro da vida a dois.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também nosso post com sete dicas de como escolher fornecedores de casamento!