O buffet de casamento é um dos detalhes mais importantes da cerimônia. Ele faz toda a diferença para agradar aos convidados e deixá-los satisfeitos com o evento. Para que todos se encantem e aproveitem ao máximo, porém, é necessário saber escolher o cardápio certo para cada horário. É por isso que, neste post, vamos falar sobre o que servir em um casamento durante o dia!

A cerimônia diurna é muito versátil e permite apostar em diversas opções de pratos. Algumas particularidades, no entanto, precisam ser consideradas para proporcionar a todos uma melhor experiência. Fique de olho nas nossas dicas a seguir e descubra o seu cardápio ideal!

Considere o estilo do casamento

Para transmitir a personalidade dos noivos, cada casamento tem um estilo particular, que se expressa no vestuário, na trilha sonora, na decoração e, claro, no estilo do cardápio. Um evento mais tropical, por exemplo, pode apostar em muitas frutas, além de pratos leves e bebidas refrescantes. Beijinho com abacaxi, bombons de uva ou côco, refrigerantes e sucos seriam boas pedidas para acompanhar os pratos principais.

Já em um evento mais clássico, é possível investir em um buffet tradicional sem perder a leveza. Uma tagliata de frango, junto a doces finos, seriam alguns destaques interessantes para um almoço. Além disso, as massas e carnes com molho seriam muito bem-vindas, desde que escolhidas com cautela para não pesar no estômago. 

Pense em qual é o estilo da cerimônia e vá em busca de pratos que o represente! A personalidade da festa pode aparecer, inclusive, nos cardápios escritos, se você for distribuir isso aos convidados. Em um evento tradicional, o formato de livrinho é uma boa ideia. Já em uma festa descontraída, você pode simular a forma de folhas de árvores ou outras coisas inusitadas.

Prepare o cardápio conforme o horário do evento

O horário do casamento deve influenciar diretamente a escolha do buffet, pois os pratos devem ser adequados para aquele momento do dia. Assim, seus convidados ficarão mais satisfeitos e dispostos para a comemoração. Não é comum vermos casamentos nas primeiras horas do dia. Se esse for o seu caso, porém, o mais indicado é fornecer um belo café da manhã. 

Para as festas matutinas que acontecem um pouco mais tarde, como por volta das dez horas, você pode apostar em um brunch: uma junção de café da manhã e almoço, que permite que o evento se estenda por algumas horas. Canapés, crepes, risoles de presunto ou queijo e até massas podem ser boas opções nesse contexto.

Para festas que começam mais tarde, próximo ao meio dia, o mais indicado é um almoço. Os pratos podem ser diversos, incluindo carnes, saladas e massas, mais uma vez. 

Se a festa for na parte da tarde, um café caprichado, com doces, canapés e salgadinhos adequados, é uma boa opção. Além disso, as chamadas finger foods também são uma ótima ideia: são pratos para comer com as mãos ou em pequenas porções, que podem ser sofisticados ou mais descontraídos. Alguns exemplos incluem fricassê, batatas soutê e espetinhos de frango empanado.

Vale lembrar que o bolo de casamento pode participar de qualquer um desses horários, tudo bem? Outra dica interessante é distribuir ao menos bebidas, como suco, café, água ou chá, antes do casamento. Esse é um gesto de gentileza e ajuda as pessoas a esperarem os outros pratos.

Aposte em um cardápio leve

É claro que todos devem ficar saciados e satisfeitos com a comida do casamento, mas uma cerimônia durante o dia pede um cardápio mais leve. Isso permite que os convidados aproveitem o evento sem se sentirem tão cansados, possibilitando que usem a pista de dança e interajam (entre si e com os noivos) com tranquilidade e energia.

As massas e as carnes não devem ser muito pesadas, como já comentamos, é válido apostar na variedade de saladas ou finger foods. As bebidas alcoólicas, por sua vez, não devem ser muito fortes: espumantes e vinhos já seriam boas pedidas, dependendo do gosto das pessoas presentes, é claro. Você pode aproveitar para diversificar os sucos e refrigerantes, por exemplo.

Pense na estação do ano

Esse é outro elemento fundamental, que deve ser bem pensado. Afinal, o clima e a temperatura vão ter um reflexo na conservação dos alimentos e no quanto eles vão satisfazer seus convidados.  Para estações mais quentes, como o verão, um cardápio mais leve e refrescante é a melhor pedida. Um bolo com sorvete, por exemplo, faria toda a diferença. Já para o inverno, comidas e bebidas que esquentam seriam muito bem-vindas.

Esse fator é importante principalmente para as cerimônias ao ar livre. As pessoas são mais afetadas pela sensação térmica nessas situações, e a comida inadequada pode as deixar desconfortáveis. Além disso, em uma época de calor, certos docinhos e outros pratos podem derreter, danificando os itens ou estragando os alimentos. Pense nas condições climáticas do local onde sua festa vai ocorrer, para não ter erros.

Não se esqueça da hidratação

Seja qual for a época do ano, a hidratação é muito importante e deve ser garantida aos convidados. Isso vale para qualquer ambiente, mas principalmente para casamentos em espaços abertos. A exposição ao sol, direta ou indiretamente, vai aumentar o calor e deixar as pessoas com mais sede, então, esse também é um gesto de carinho e atenção com seus entes queridos.

Que tal distribuir garrafinhas de água e pedir que os garçons estejam sempre passando com bebidas nas mesas? A hidratação ainda ajuda a evitar o excesso de álcool durante a festa. 

Com essas sugestões, seu cardápio para casamento durante o dia estará mais que preparado para se destacar! Vale lembrar que a ajuda de uma empresa especialista pode contribuir ainda mais para esse quesito, já que ela vai orientá-lo sobre cada um dos pratos escolhidos. 

Nós, da Mansão Marion, oferecemos três opções de cardápio para o seu buffet, todas totalmente adaptáveis para um evento diurno. Para conhecer nossos serviços ou tirar dúvidas sobre o que servir em um casamento durante o dia, é só entrar em contato!

Powered by Rock Convert